Arapiraca

Arsal flagra ônibus sem vistoria e praticando preços não tabelados

Houve reclamação dos usuários que seguiram viagem sem prejuízo

Por 7Segundos 12/03/2018 13h01
Arsal flagra ônibus sem vistoria e praticando preços não tabelados
Fiscalização flagrou ônibus sem vistoria - Foto: Reprodução

Fiscalização da Arsal flagra ônibus Passageiros de transporte intermunicipal foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (12) por uma fiscalização feita por funcionários da Arsal, na AL 220, em trecho próximo ao Sítio Bom Jardim, em Arapiraca. Uma denúncia chegou à Agência reguladora de que a empresa Real Alagoas estava cobrando tarifa menor do que a tabelada para a linha Anadia/Arapiraca.

A Arsal explica que para oferecer tarifa promocional as empresas de ônibus ou transportadores complementares precisam da autorização da Agência e que a Real Alagoas não solicitou a Arsal a prática da tarifa promocional.

A tarifa do trajeto para empresas de ônibus e complementares é de R$ 6,50, mas a Real Alagoas estaria praticando valor menor, de R$ 5.

A Arsal alega ainda que durante fiscalização foi verificado que alguns ônibus estavam rodando sem vistoria, o que é absolutamente proibido. “A fiscalização atuou no sentido de informar a empresa que ela não podia baixar a passagem sem autorização e para retirar os ônibus não vistoriados de circulação, para que eles fossem substituídos por veículos devidamente vistoriados,”  esclarece a assessoria do órgão.

É da Arsal a informação de que coube a Real Alagoas fornecer outro ônibus, sem prejuízo para os passageiros.

Apesar de os passaseiros seguirem viagem houve reclamação por causa do atraso e alguns questionaram o fim da promoção, alegando iniciativa de livre mercado. "É concorrência," disse uma passageira.

Real Alagoas
Procurada pelo 7Segundos a Real Alagoas enviou a seguinte nota:

A empresa Real Alagoas afirma que está com um pedido administrativo aberto na Arsal para ficar isento do IPVA, assim, se igualar ao transporte complementar, o que diminui os custos do transporte convencional. Os complementares são isentos desse imposto. 

Já sobre a tarifa ela não pode ser considerada promocional. A empresa fez um seccionamento que não existia e passou a oferecer para atender melhor os passageiros. Antes o passageiro pagava o preço inteiro no trecho que vai de São Miguel dos Campos - Arapiraca, e agora, ele paga apenas o preço pela quilometragem que ele utiliza. Fato que também é registrado nos transportes complementares. Outro fator importante é que a Arsal não possui controle os transportes irregulares que circulam nesses municípios.

Assista vídeo