Alagoas

SSP aponta redução no número de homicídios no mês de fevereiro em Alagoas

Em Arapiraca também houve queda no número de homicídios; Maceió a redução foi de 51%.

Por 7Segundos, com assessoria 08/03/2018 15h03
SSP aponta redução no número de homicídios no mês de fevereiro em Alagoas
SSP aponta redução no número de homicídios no mês de fevereiro em Alagoas - Foto: Divulgação/Márcio Ferreira

O Secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), Lima Júnior, divulgou, na manhã desta quinta-feira (08), que Alagoas alcançou uma redução de 43,1% no número de homicídios no mês de fevereiro de 2018. Os dados foram apresentados durante a solenidade de apresentação do programa Ronda no Bairro Orla, no hotel Hitz Lagoa da Anta, localizado no bairro de Cruz das Almas, parte baixa de Maceió.

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, foram registrados 115 crimes em fevereiro contra 202 no mesmo período do ano anterior.

Já em Maceió, a redução foi ainda maior: 51%. Ao todo, a capital contabilizou 36 homicídios, contra os 73 crimes registrados em fevereiro do ano passado.

Em Arapiraca também houve queda no número de homicídios. Em fevereiro de 2017 foram 15 mortes, enquanto este ano, foram apenas sete: uma redução de 53,3%. Este é o segundo mês consecutivo em que houve redução de homicídios no Estado.

Em janeiro de 2018, Alagoas contabilizou uma redução de 23% no número de crimes contra a vida. Diferente do ano passado, quando o Estado teve que conter uma guerra entre facções criminosas, que resultou no aumento de homicídios, o panorama de 2018 mudou para melhor.

O número alcançado em fevereiro também é uma marca histórica, sendo a segunda maior redução dos últimos dez anos, ficando atrás apenas do resultado obtido em julho do ano passado, quando ocorreram 111 homicídios.

Para o governador Renan Filho, a redução da violência verificada em Alagoas é resultado de ações articuladas, de investimentos em infra estrutura e programas eficientes, a exemplo do Força Tarefa e o Ronda no Bairro.

“Na Segurança Pública, todo dia é segunda-feira. Todo dia você tem que fazer coisas novas, se reinventar, porque o criminoso se reinventa. Ele muda de crime, muda de bairro, muda de estratégia. Então, a polícia precisa estar sempre atenta, para também se reinventar e continuar combatendo a violência em Alagoas. Enquanto o Brasil balança, os estados vivem muitas dificuldades até para pagar salários, aqui a gente realiza concursos públicos, convoca as reservas técnicas, contrata policiais nos dias de folga, adquire mais viaturas e novos equipamentos”, avaliou Renan Filho.

O secretário da Segurança Pública afirmou que os números de fevereiro são bastante positivos e mostram o resultado do trabalho integrado entre as forças policiais de Alagoas. Ele também destacou que os investimentos realizados foram decisivos para dar cara nova à Segurança Pública de Alagoas.

"É uma marca extremamente importe e significativa. Todos sabem que enfrentamos um início muito complicado no ano passado, devido às guerras entre facções. E este resultado mostra duas coisas: que não nos curvamos diante da criminalidade e que trabalhamos de forma técnica para estabilizar a situação. Hoje é um dia de muita alegria, também, por ver mais um programa como o Ronda no Bairro avançar para proteger a sociedade alagoana", afirmou Lima Júnior.