Tecnologia

Secti inicia revitalização dos telecentros do estado de Alagoas

Por Agência Alagoas e 7Segundos 07/03/2018 17h05
Secti inicia revitalização dos telecentros do estado de Alagoas
Telecentro - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) iniciou, nesta terça-feira (05), a revitalização dos telecentros digitais do estado de Alagoas.

O primeiro a receber as melhorias foi o espaço da comunidade de Ipioca, em Maceió, que teve cerca de cinco computadores recuperados e colocados à disposição da população para utilização de forma gratuita, promovendo o desenvolvimento social e econômico, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital para os cidadãos.

Segundo o gerente de sistemas de informação da Secti, Joathan Silva, esse projeto está apenas no início e deve ser implementado em outros pontos digitais do Estado. “Nossa ideia com esse trabalho é fazer com que crianças, jovens e adultos tenham um espaço público para desenvolver projetos, participando de cursos profissionalizantes e oficinas que diminuam as distâncias, criando oportunidades por meio da inclusão digital”, disse Joathan.

O telecentro da comunidade de Ipioca é uma referência no Estado, sendo eleito o melhor de Alagoas em uma revista a nível nacional. Nele os moradores têm a oportunidade de participar de projetos para mudança da qualidade de vida, como, por exemplo, Conecta Alagoas, Juventude Empreendedora, além de assistência psicossocial e o curso para formação de jovens e adultos.

Para o presidente da Associação dos Moradores de Ipioca, Josiel da Silva Pontes, esse trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secti, vai proporcionar a volta da juventude ao mercado de trabalho.

“Para nós é um motivo de alegria ter esses computadores recuperados. Eles vão, sem dúvida, inserir a juventude na tecnologia e, consequentemente, no mercado de trabalho. Muitos dos moradores não possuem um computador em casa e agora vão poder contar com estes do telecentro.”, afirmou Josiel.

Quem tiver na sua cidade um telecentro digital e deseja participar desse projeto de recuperação de computadores, basta enviar uma solicitação para o e-mail [email protected], com foto do telecentro em anexo e um ofício solicitando a visita técnica para uma avaliação.