Política

Fábio Henrique e Léo Saturnino querem levar internet grátis para zona rural de Arapiraca

Por Assessoria e 7Segundos 02/03/2018 21h09
Fábio Henrique e Léo Saturnino querem levar internet grátis para zona rural de Arapiraca
Vereadores Arapiraquenses - Foto: Assessoria

Os vereadores Fábio Henrique (PCdoB) e Léo Saturnino (MDB) tiveram uma iniciativa pioneira. Juntos, apresentaram em sessão na Câmara Municipal, na última quarta-feira (28), proposta de adesão ao programa Internet Para Todos, do Governo Federal, que tem como objetivo democratizar o acesso a informação e ampliar a rede de conectividade no Brasil.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, a internet está presente em 63,6% dos lares. O acesso de 94% desses é por meio de aparelho celular. Isso é resultado das políticas públicas que tratam da democratização do acesso às tecnologias da informação, a chamada 'Inclusão Digital'.

Porém, um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão.

Fábio Henrique e Léo Saturnino estiveram no Ministério da Ciência e Tecnologia para fazer a indicação das comunidades e, na Câmara, fizeram um requerimento para o prefeito poder credenciar Arapiraca.

Para participar do programa, a gestão do município deverá habilitar e assinar um convênio com o governo federal. A partir disso, antenas serão instaladas gratuitamente na região, de modo a distribuir banda larga em um raio de até 2 quilômetros.

Segundo o texto da indicação dos parlamentares, a intenção é implantar o programa em comunidades da zona rural de Arapiraca que não contam com sinal de telefonia móvel. Bananeiras, Canaã, Sapucaia, Poção, Vila Aparecida, Tinguí, Alazão, Genipapo, Itapicuru, Lagoa d’Água, Mangabeira, Massaranduba, Minador, Pé Leve Velho, Oitizeiro, Vila São José, Bom Jardim, Corredor, Serrote e Ingazeira em breve estarão conectados a web.

Os vereadores ainda pretendem ampliar os pontos de internet gratuitos espalhados pela cidade. A meta é levar o serviço a locais como bibliotecas (Arapiraquinhas), ginásios esportivos, pontos turísticos e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Essa proposta de internet é de graça para a população e o custo para o município é mínimo. As antenas serão instaladas em regiões onde não tem serviço de celular disponível, como em algumas áreas da zona rural em Arapiraca. Agora cabe apenas ao poder público viabilizar a parceria para oferecer este serviço”, disse Léo Saturnino.