Saúde

[Vídeo] Posto de Saúde abandonado vira ameaça pública, em Arapiraca

A obra do local nunca foi finalizada, e vem sendo usada indevidamente por vândalos

Por 7segundos 02/03/2018 13h01
[Vídeo] Posto de Saúde abandonado vira ameaça pública, em Arapiraca
Obra de Posto de Saúde abandonada causa problemas à população - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

O bairro Bom Sucesso é mais um contemplado com obra importante e inacabada em Arapiraca. O residencial Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bom Sucesso, contém o início de um posto de saúde municipal, mas a obra permanece inacabada e representando riscos à população.

Dona Maria do Socorro, moradora do residencial, conta que o maior problema do atraso na obra é a distância até outro posto de saúde, que fica perto da UFAL da cidade. “A gente precisa ir 6, 5 horas da manhã se quiser conseguir uma ficha, e ainda assim se arriscando aqui por dentro, ‘levando carreira’, com medo”. A moradora ressalta ainda que, quando há um doente com caso mais sério, deslocá-lo ao posto mais distante torna-se mais complicado.

Márcia Maria mora no residencial há 4 anos, e diz que as obras começaram ainda na antiga gestão municipal. A moça explica que o trajeto até outro posto de saúde é perigoso: “Estão roubando celular direto aqui agora. A gente tem medo de ir. Este posto foi prometido desde o dia que a gente chegou aqui, e até hoje nada. A gente está precisando”.

Outros moradores do local indicaram outros problemas com a obra. Dona Alessandra explica que o local está sendo mal utilizado por vândalos: “Tinha porta, tinha tudo, só faltava finalizar para a gente ser atendido. Levaram tudo. Não tinha vigia, não tinha nada. Isso aqui é dinheiro da gente. Carro para aí, é entrando gente toda hora, colocam até colchão”.

O morador Francisco Barbosa desabafa: “É descaso com o dinheiro público. Um posto que já deveria estar atendendo centenas de pessoas por mês. Este posto de saúde se tornou um depósito de lixo”. A obra tem presença de animais, com infestação de insetos como pulgas e carrapatos. Foi observada ainda uma cisterna com água parada, provável foco de mosquito Aedes aegypti.

Não é apenas a finalização da unidade de saúde que o residencial N. S. Aparecida reivindica. A população pede uma creche, muito necessária na região. Outra demanda é a iluminação pública, visto que várias ruas do bairro se encontram às escuras.

Questionados sobre os problemas apontados, a Prefeitura de Arapiraca informa que, quanto à referida obra, o serviço será retomado assim que o novo processo de licitação for finalizado.  A empresa que estava responsável pela construção foi descredenciada por descumprir o contrato firmado e a obra foi judicializada.

Já a questão da iluminação, a Secretaria de Serviços, através da superintendência de Iluminação, organizou um cronograma de atividades de revisão e manutenção em toda a rede de iluminação pública do município, por áreas. A previsão de atendimento da área a qual pertence a citada localidade é para a segunda quinzena deste mês. Mas, a população pode reivindicar o serviço de reposição através do call center (82) 3529-2929, e registrar a reclamação, informando o nome da rua, bairro, número do poste e um ponto de referência.

Confira nossa reportagem: