Alagoas

Programa “Mais Médicos” tem maior atuação no Agreste e Sertão do estado

Programa completa 5 anos e já contempla 68 cidades alagoanas

Por Tribuna Hoje e Assessoria 01/03/2018 12h12
Programa “Mais Médicos” tem maior atuação no Agreste e Sertão do estado
Programa “Mais Médicos” tem maior atuação no Agreste e Sertão do estado - Foto: ASCOM/SESAU

O programa foi implantado pelo Governo Federal em 2013, completa cinco anos em 2018. Em termos percentuais, a atuação do programa chega a 67% dos 102 municípios alagoanos. São 68 cidades contempladas incluindo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) na fronteira com Sergipe.

A maior quantidade de profissionais está alocada em cidades do Agreste e Sertão e região do São Francisco. Entre elas, Penedo com nove médicos, Pão de Açúcar com oito, União dos Palmares com sete, Arapiraca, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema, cada uma com seis médicos do programa.

A coordenadora do Programa em Alagoas Ivana Pitta disse que não teria como precisar, em média, quantas pessoas são beneficiadas pelos os médicos do programa, porque ele atende várias regiões do estado, conforme a necessidade de cada cidade onde os profissionais estão alojados.

“O programa atende as áreas de alta vulnerabilidade e de difícil acesso e fixação de médicos. Além da melhoria dos indicadores e a garantia de atendimento da população”, ressalta Pitta.

De acordo com dados de dezembro de 2017 do Ministério da Saúde (MS), Alagoas tem 192 médicos atendendo pelo programa. Destes, 136 são cooperados (entre cubanos e brasileiros) e 56 são médicos com registro no CRM brasileiro.