Agricultura

Comitê de Mediação comemora a ausência de violência no campo

Por Agência Alagoas e 7Segundos 28/02/2018 21h09
Comitê de Mediação comemora a ausência de violência no campo
Comitê de Mediação - Foto: Assessoria

O Comitê de Mediação de Conflitos Agrários reuniu seus representantes na primeira reunião ordinária de 2018, nesta quarta-feira (28), no Palácio República dos Palmares.

O Governo de Alagoas, por meio do Gabinete Civil e do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), recebeu líderes dos movimentos sociais, representantes da massa falida do Grupo João Lyra e Vara Agrária. O objetivo mais uma vez foi alcançado: evitar conflitos e promover o diálogo entre as partes.

Segundo o secretário executivo de Integração Política e Social do Gabinete Civil, Adrualdo Catão, as demandas foram ouvidas, as intervenções realizadas e os encaminhamentos feitos, para que, em breve, o Comitê reúna-se com o governador Renan Filho.

“Ouvimos as demandas, discutimos e fizemos os encaminhamentos pertinentes. A Gerência de Articulação Social está de parabéns, por administrar os conflitos junto ao Iteral e com os movimentos sociais. Na reunião de hoje tratamos dos conflitos de reintegração de posse de fazendas de Murici , Penedo e União dos Palmares, além da situação do acampamento em Cachoeira Dantas, no município de Ibateguara. A Defensoria também ficou ciente de conflitos, para que a violência continue sendo evitada,” ressaltou Adrualdo Catão.

Violência e conflitos controlados

“Temos muito a comemorar nesses três anos e três meses de Governo”, ressaltou o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, ao se referir à atuação do Comitê de Mediação de Conflitos Agrários.

“A intervenção correta vem resultando em nenhuma ocupação, nem assassinato em conflitos do campo. Isso é uma prova que o Comitê é muito importante para os movimentos sociais e Governo do Estado”.

Segundo o diretor-presidente, toda a pauta da reunião de hoje já foi discutida no Iteral. O espaço do Comitê existe para que ela seja homologada. O Governo do Estado tem uma preocupação maior, quer é manter o diálogo constante com os movimentos sociais e evitar problemas para a população.