Turismo

Zumbi dos Palmares encerra 2017 com recorde na movimentação de passageiros

Aeroporto Zumbi dos Palmares contemplou dois milhões de passageiros e investe em melhorias para 2018

Por 7Segundos com Infraero 24/02/2018 11h11
Zumbi dos Palmares encerra 2017 com recorde na movimentação de passageiros
Aeroporto Zumbi dos Palmares atingiu 2 milhões de passageiros e investe em melhorias para 2018 - Foto: 7 Segundos

Em 2017, passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, mais de dois milhões de usuários, entre embarques e desembarques. O número representa um aumento de 72.798 a mais em relação ao mesmo período do ano passado.

As informações, repassadas pela Infraero, revelam que em números totais 10.718 estrangeiros desembarcam no Estado no ano passado. Em 2016, esse número foi de 2.542 pessoas, das quais, cerca de 60% são turistas argentinos.

Os usuários que passam pelo terminal alagoano puderam desfrutar de 30 estabelecimentos comerciais dos mais variados segmentos, como lojas de perfumaria, cafeteria, lotérica, restaurante e caixas, além de cinco empresas de aluguel de carros cadastrados no aeroporto.

Segundo dados na Infraero, o aeroporto tem capacidade para atender mais de cinco milhões de passageiros por ano. O terminal tem uma média diária de 5.666 embarques e desembarques e 21 operações regulares operadas por quatro companhias aéreas – Avianca, Azul, Gol e Latam – que interligam a cidade alagoana a diversos destinos brasileiros e dois internacionais.

As linhas aéreas oferecidas são para as cidades de Brasília (DF), Confins (MG), Campinas, Congonhas, Guarulhos e Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), além de um voo regular internacional para Buenos Aires, na Argentina, que opera uma vez por semana e um voo charter para Lisboa, em Portugal, que opera duas vezes ao ano.

Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), em todo o estado de Alagoas existem cerca de 130 agências cadastradas com os serviços turísticos. Associadas a ABAV são apenas 30 agências.

As agências associadas ficam com os nomes em um cartão de visita do estado, sendo 29 em Maceió e uma em Maragogi.

Crescimento

O índice de crescimento é resultado direto das ações do Governo do Estado, como a política de concessão de benefícios, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), liderada por Rafael Brito, que concede a redução do ICMS sobre o combustível de aviação de 17% para 12%.

Apesar da redução do ICMS se aplicar somente a voos nacionais, uma das contrapartidas estabelecidas em contrato é que as companhias aéreas incrementem a malha aérea do Estado, incluindo conexões internacionais. Com isso, três voos extras foram conquistados, ligando diretamente Maceió à capital Argentina, Buenos Aires.

Melhorias para 2018

Visando melhorias para este ano, o terminal alagoano vem passando por uma serie de melhorias voltadas ao bem-estar dos passageiros. Substituição de quatro pontes de embarque e desembarque e readequação dos balcões de venda, reservas e informações (BVRI) para proporcionar melhor distribuição do mix comercial aeroportuário.

Como parte do pacote de melhorias para este ano, novas lojas serão inauguradas e adequadas às salas de embarque. Além disso, estão sendo concluídas as obras no sistema de refrigeração e a revitalização das torres de iluminação do pátio de manobras de aeronaves.

Crescimento

A movimentação de viajantes no aeroporto seguiu a tendência de crescimento dos aeroportos administrados pela Infraero. Em 2017, a rede registrou 108,30 milhões de embarques e desembarques, 3,25% a mais que os 104,79 milhões registrados no ano anterior. Do total, a maior parte, cerca de 94%, se refere a viajantes domésticos.