Justiça

Por falta de tornozeleira eletrônica, Wesley Batista comparecerá semanalmente a fórum

Por G1 22/02/2018 07h07
Por falta de tornozeleira eletrônica, Wesley Batista comparecerá semanalmente a fórum
Justiça suspende ampliação de bloqueio de bens de Joesley e Wesley Batista - Foto: Agência Brasil

O empresário Wesley Batista, um dos donos da J&F, terá de comparecer semanalmente ao Fórum Criminal Federal de São Paulo. A medida, determinada em uma audiência na tarde desta quarta-feira (21), ocorre porque não há tornozeleira eletrônica disponível no momento.

Wesley deixou a carceragem da Polícia Federal (PF) em São Paulo na madrugada desta quarta-feira (21). Ele e o irmão Joesley tiveram a prisão preventiva substituída por medidas cautelares, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Joesley, porém, segue preso porque existe um segundo mandado de prisão contra ele.

A falta do equipamento de monitoramento foi motivo de embate entre a defesa do empresário e o Ministério Público Federal. Para o MPF, Wesley deveria disponibilizar a quantia de R$ 50 milhões se quisesse cumprir prisão domiciliar. O valor seria devolvido assim que fosse disponibilizada a tornozeleira.

Sua defesa contestou, e o juiz responsável concordou. Ele, porém, determinou que o empresário vá semanalmente ao fórum até que o equipamento seja disponibilizado. Ao fim da audiência, Wesley disse que irá cumprir com rigor as medidas cautelares.

Apesar de ter fechado acordo de delação premiada com o Ministério Público, Wesley estava preso desde setembro por suspeita de usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, o chamado "insider trading" - o empresário é acusado de ter utilizado sua delação para lucrar com venda de ações e compra de dólares quando suas denúncias foram divulgadas.

 

Pela decisão do STJ, Wesley Batista:

  • Terá de comparecer em juízo e manter endereço atualizado;
  • Ficará proibido de se aproximar ou ter contato com outros réus e testemunhas;
  • Ficará proibido de ocupar cargo no conjunto de empresas envolvidas no caso;
  • Ficará proibido de deixar o Brasil sem autorização;
  • Será submetido a monitoração eletrônica.