Brasil

Paciente de 17 anos que recebeu rim de youtuber está próxima de receber alta

Por TNonline 22/02/2018 07h07
Paciente de 17 anos que recebeu rim de youtuber está próxima de receber alta
A youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos foi morta no último dia 14 - Foto: Reprodução/Facebook

A youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, morreu após ser baleada na cabeça, mas deixou a sua marca no mundo. E não só com o carisma, as amizades que fez e o trabalho conhecido por muita gente. O legado da youtuber também é físico: como doadora de órgãos, ela salvou a vida de uma adolescente de 17 anos, que recebeu o rim da garota e passou pelo transplante na última quinta-feira (15).

A cirurgia, realizada no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, foi considerada um sucesso pela equipe médica. Ainda se recuperando, a paciente disse que está muito feliz com o tratamento. “Foi ótimo receber essa notícia. O que eu tenho a dizer é obrigada, a Isabelly fez uma coisa boa para outra pessoa, ela salvou a minha vida”, disse. A adolescente que recebeu o rim de Isabelly passa bem e deve receber alta em dois ou três dias.

A adolescente, que não pode ser identificada por conta de um protocolo que garante o siligo dos pacientes, é moradora do litoral do Paraná. Na metade do ano passado, ela descobriu que apenas 1% dos seus rins estava funcionando e, desde então, começou o tratamento com hemodiálise.

Além da garota de 17 anos, um morador do Ceará recebeu o outro rim da youtuber, enquanto o pâncreas foi doado para uma pessoa de São Paulo. O paciente de Curitiba que teve o fígado transplantado não resistiu ao procedimento.

O caso
A youtuber foi atingida por um tiro na cabeça na madrugada da última quarta-feira (14), enquanto voltava de um evento de carro com parentes. O caso aconteceu na PR-412, em Pontal do Paraná.

Os dois homens apontados como autores do crime estão presos na delegacia de Matinhos. Eles alegam que o disparo foi feito em legítima defesa após uma suposta emboscada. A família da vítima nega essa versão e diz que não houve motivo para que os suspeitos atirassem contra o veículo. A reconstituição da morte da adolescente está marcada para as 7h desta quinta (22).