Alagoas

Operação Semana Santa investiga adulteração de pescado em Alagoas

Investigação abrange mais doze estados da federação

Por Ministério Agricultura 21/02/2018 10h10
 Operação Semana Santa investiga adulteração de pescado em Alagoas
Operação Semana Santa investiga adulteração de pescado em Alagoas - Foto: Reprodução / Internet

Alagoas e outras 12 unidades da federação foram alvo da Operação Semana Santa, realizada por equipes da auditoria fiscal agropecuária do governo federal, nesta terça-feira (20). As inspeções tiveram como objetivo verificar se o conteúdo da embalagem dos pescados nacionais e importados comercializados nos supermercados condiz com o informado no rótulo.

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável pela operação, foram coletadas amostras de peixes em todos os 13 estados supervisionados.

A ação, que mobilizou 50 servidores, entre auditores-fiscais agropecuários, agentes de inspeção e técnicos laboratoriais, tem ampliado significativamente, a cada ano, a garantia de qualidade do alimento que o consumidor leva para casa.

Segundo o auditor Paulo Araújo, em 2015, 23% dos peixes vendidos estavam em desconformidade. Em 2016, este percentual foi reduzido para 15%, e, em 2017, 96% dos produtos nacionais analisados estavam dentro dos padrões esperados, e todas as unidades importadas eram verdadeiras.

As amostras colhidas pelas equipes nesta terça serão examinadas no Laboratório Nacional Agropecuário de Goiânia e o resultado das análises deverá ser divulgado publicamente no site do Ministério, no dia 30 de março.

Além de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins também foram alvo das investigações.