Arapiraca

[Vídeo] Superlotação em cemitério de Arapiraca impede novos enterros

Por 7Segundos 21/02/2018 07h07
[Vídeo] Superlotação em cemitério de Arapiraca impede novos enterros
Cemitério João Paulo II, em Vila Bananeiras, Arapiraca - Foto: Josival Meneses/7segundos

Os familiares que tentaram sepultar seus entes falecidos no Cemitério João Paulo II, em Vila Bananeiras, zona rural de Arapiraca, tiveram que procurar vagas em outro local. Isto acontece porque o local está superlotado, e não há novas covas para enterrar os falecidos.

Apenas as pessoas que já têm túmulo no cemitério conseguem realizar novos sepultamentos, desde que o último enterro tenha sido há mais de um ano. Segundo populares da região, aconteceu há pouco tempo, devido à superlotação na área, de um corpo recentemente enterrado ser descoberto na tentativa de cavar uma nova cova.

Mariano Ferreira, morador da Vila Bananeiras há 40 anos, fala que já sofreu o constrangimento de tentar enterrar um ente no local e não conseguiu: “Já aconteceu uma vez. E o povo reclama com o coveiro, mas o coveiro não tem como arrumar um lugar”, relata.

Dona Maria Aparecida Santos, também moradora da Vila, há 51 anos, diz já ter presenciado situações semelhantes: “Tem um senhor, que morreu um dia desses e foram enterrar na Lagoa Seca [São Sebastião]; a família dele sendo daqui, mas não tinha como enterrar”, conta a moradora.

Por trás do Cemitério João Paulo II, existe um terreno, já pertencente à Prefeitura de Arapiraca, que aguarda autorização para ser utilizado em sepultamentos. Chegou também até a reportagem do 7Segundos que os cemitérios da Vila São José e do Cangandu também já estão cheios.

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca, através do superintendente do Departamento de Cemitérios Maciel Oliveira, afirma que o município está providenciando a ampliação dos cemitérios da Vila Bananeiras e do Bom Jardim, que já estão em processo de licitação. Enquanto isso, está sendo utilizado o cemitério Santo Antônio, no bairro Verdes Campos. Já o cemitério do povoado Cangandu, não se apresenta em situação de superlotação. Maciel não comentou sobre a situação no cemitério de Vila São José.

 

Veja vídeo: