Baixo São Francisco

Casal coloca em operação nova captação de água em Piaçabuçu

Por Agência Alagoas e 7Segundos 09/02/2018 20h08
Casal coloca em operação nova captação de água em Piaçabuçu
Moradores de Piaçabuçu estão sem água há mais de 10 dias - Foto: Piaçabuçu News

Entrou a operação, nesta sexta-feira (9), a nova captação de água que vai enviar o líquido para atender à população de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco. A estrutura foi implantada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) distante seis quilômetros da antiga, para evitar os efeitos da intrusão salina. A nova captação fica seis quilômetros rio acima, situada próximo ao povoado Penedinho.

A obra, que além da captação incluiu a nova adutora, com seis quilômetros de extensão, foi realizada com recursos próprios da Companhia, no total de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ela foi necessária, em virtude da redução de vazão do rio São Francisco nos últimos anos, o que aumentou a intrusão salina (aumento do nível de cloreto com a maré alta).

Na captação antiga, que a partir de hoje segue paralisada, era preciso fazer duas paradas diárias de quatro horas de duração cada uma, justamente para evitar a captação de água bruta com níveis elevados de cloreto, tendo em vista que a estação de tratamento de água (ETA) da Casal na cidade não faz a dessalinização.

Durante as paradas, a ETA deixava de receber o líquido e de enviar para a população, que ficava desabastecida. A partir de agora, a Companhia vai continuar monitorando o nível de cloreto da água bruta no entorno da nova captação e, se preciso, irá fazer os ajustes operacionais nas bombas.

A Casal ressalta que, durante o carnaval, o Call Center continuará atendendo à população pelos números 0800 082 0195 (capital) e (82) 3215-4100 (capital e interior), das 7h às 19h. Por esses números, é possível informar falta de água, vazamentos de água ou de esgoto (nos locais que dispõem de rede coletora). Duzentos profissionais da empresa estarão de plantão durante o carnaval.