Política

Rodrigo Cunha é o deputado com mais frequência na Assembleia Legislativa

Registrou apenas 7% de faltas nas sessões

Por 7 Segundos com Assessoria e redação 09/02/2018 13h01
Rodrigo Cunha é o deputado com mais frequência na Assembleia Legislativa
deputado Rodrigo Cunha (PSDB) - Foto: Divulgação

Dados do portal da transparência da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), mostram a frequência dos deputados nas sessões legislativas. Com base em janeiro de 2015 e dezembro de 2017, foram registradas apenas 69 sessões.

As sessões são realizadas em três dias por semana (nas terças, quartas e quintas-feiras), e quem ficou em destaque, pela assiduidade, foi o deputado Rodrigo Cunha.

Cunha registrou apenas 7% de faltas nas sessões, onde foram registradas as presenças dos parlamentares. Todas as faltas foram justificadas pelo deputado.

O comprometimento do deputado, foi assunto para matéria publicada recentemente pela Agência Tatu.

Segundo Rodrigo Cunha, não justifica se ter muitas faltas nas sessões, uma vez que os parlamentares só tem três dias de trabalho no plenário. “Enviei um projeto de lei para reduzir as férias dos parlamentares e assim ficarmos mais tempo nas sessões discutindo assuntos de interesse do cidadão, bem como propondo e votando leis que auxiliem os alagoanos. Infelizmente esse projeto não foi aceito. Então é importante que nos dias de sessão, os deputados se façam presentes”, disse.

O atual Regimento Interno da ALE abre margem, em seu artigo 74, para que os deputados não venham a ser prejudicados com cortes nos salários. Permitindo assim, que as faltas sejam justificadas, em três situações: “desempenhar missão diplomática ou cultural de caráter transitório; tratar de interesse particular; tratar da saúde”.