Justiça

Justiça Federal bloqueia bens de Marcos Santos, ex-prefeito de Traipu

Por 7segundos 07/02/2018 08h08
Justiça Federal bloqueia bens de Marcos Santos, ex-prefeito de Traipu
Marcos Santos, ex-prefeito de Traipu - Foto: Reprodução

A Justiça Federal de Arapiraca bloqueou os bens do ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos. A acusação da vez está relacionada a não prestação de contas sobre a reforma da Casa da Cultura, em 2001, durante sua gestão no município.

A decisão foi expedida pelo juiz federal de Arapiraca, Cristiano de Jesus Pereira. A ação foi movida pela Prefeitura de Traipu, em 2017, por ato de improbidade administrativa. A denúncia afirma que Marcos Santos não firmou convênio com o Ministério da Cultura para a dita reforma, que nunca ocorreu.

No entanto, o Ministério da Cultura afirma que o ex-prefeito fez o saque de R$ 70 mil “na boca do caixa”. Dezesseis anos depois, o referido Ministério fez uma cobrança ao município de cerca de R$ 500 mil, já corrigida com juros e correção monetária.

Marcos Santos já foi acusado, condenado e preso pela Justiça Federal, por outras acusações de improbidade administrativa e pela morte do ex-secretário de Turismo de Traipu, José Valter Palmeira. O último pedido de prisão do ex-prefeito foi protocolado em julho de 2017.

A Prefeitura de Traipu informou que processou tanto Marcos Santos como também o próprio Ministério da Cultura. A decisão foi expedida no dia 5 de fevereiro.