Educação

"Eu tenho um amor muito grande pela Uneal", diz Luciano Barbosa

Luciano Barbosa reafirma compromisso de lutar pelos salários dos técnicos

Por 7Segundos, Ascom Uneal 31/01/2018 09h09
'Eu tenho um amor muito grande pela Uneal', diz Luciano Barbosa
Governador garante beneficio - Foto: Assessoria/Uneal

Foi com essa afirmação que o vice-governador de Alagoas e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa, iniciou a reunião com o vice-reitor da Uneal, Clébio Correia de Araújo,  em Arapiraca. O encontro também contou com a presença do SindUneal, professores e representante dos técnicos da universidade. Na pauta da reunião, a incorporação da gratificação nos salários dos técnicos de nível médio e a aumento da carga horária para os professores com regime de 20 horas. 

O vice-reitor relembrou que em 2016, durante uma reunião no Palácio dos Martírios, o governador Renan Calheiros, afirmou que naquela ocasião, não tinha orçamento para conceder o reajuste no salário dos servidores da Uneal. “Sugeri a alternativa da bolsa-auxílio para que os técnicos pudessem receber um salário digno. A sugestão foi prontamente aceita pelo governador com o compromisso de incorporar, posteriormente, a gratificação aos salários”, relembrou o vice-reitor.

Clébio Correia informou ao vice-governador que o processo de incorporação da gratificação já passou pelos trâmites burocráticos da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e seguiu a a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).Luciano Barbosa comprometeu-se em desburocratizar o processo para que o governador possa, o mais breve possível , avaliar essa documentação. “Vou lutar com vocês para que essa gratificação seja incorporada definitivamente aos salários dos técnicos da Uneal”, afirmou o vice-governador.

O outro assunto discutido durante o encontro foi o aumento da carga horária de todos os professores que tem somente 20h. Essa é uma reivindicação que vem sendo pretendida há mais de dez anos pelos docentes da Uneal.

Com o aumento da carga horária os professores vão suprir as carências das atividades desenvolvidas dentro da sala de aula, como também ampliar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, fortalecendo assim, o tripé que sustenta a universidade. “Nossa luta é para que todos sejam contemplados com 40 horas, veteranos e novatos indistintamente”, afirmou Clébio Correia.

Na próxima semana, em Maceió, o vice-reitor da Uneal terá uma reunião com o vice-governador Luciano Barbosa e representantes das secretarias envolvidas nesse processo para alinhar todos os encaminhamentos necessários à tramitação da documentação.