Sertão

Propaganda em carro de som será fiscalizada em Delmiro Gouveia

MPE e prefeitura assinaram termo para ajustar anúncios nas ruas da cidade

Por 7Segundos com MPE Alagoas 30/01/2018 14h02
Propaganda em carro de som será fiscalizada em Delmiro Gouveia
Publicidade em carro de som será fiscalizada em Delmiro Gouveia - Foto: Imagem ilustrativa

A poluição sonora causada pela emissão de ruídos fora dos padrões exigidos pela legislação provoca um meio ambiente desequilibrado, prejudicando a paz e o sossego da população.

Por conta disso, o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, assinou, na quarta-feira (24), junto aos órgãos públicos que atuam no município sertanejo, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de combate à poluição sonora.

O promotor de justiça Cláudio Teles celebrou o TAC com o objetivo de estabelecer regras para emissão de ruídos junto aos trabalhadores que utilizam carro de som e aparelhos similares para fazer propagadas e comerciais nas ruas da cidade e, também, comerciantes que fazem uso de equipamentos de reprodução de som e música ao vivo.

Segundo um trecho do documento, é preciso que o poder público, associações ou qualquer pessoa física obedeça as nomas estabelecidas pela Associação Brasileiras de Normas Técnica (ABNT) e pela Norma Brasileira Regulamentar (NBR).

A primeira regra estabelecida pelo termo de ajustamento foi a regularização da classe de trabalhadores que atuam fazendo comerciais junto aos órgão públicos, em um prazo de 30 dias.

Também foi acertado que se houver desobediência das regras os órgãos responsáveis pela fiscalização poderão apreender os aparelhos utilizados na emissão dos ruídos.

Na ocasião também foi reforçado entre os órgãos fiscalizadores, a importância de se intensificar as fiscalizações com o intuito de coibir o uso abusivo de aparelhos sonoros em veículos particulares (paredões), estabelecendo assim o bem-estar, o sossego e assegurando a ordem pública.

Além disso, caberá a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia realizar uma campanha educativa, com banners, informativos e panfletos relacionados à utilização de som pela comunidade local.

A divulgação deverá acontecer em um período de trinta dias nas rádios locais, redes sociais e imprensa oficial do município. Também será realizada divulgação dos termos estabelecidos pelo TAC, fixando uma cópia do documento nos estabelecimentos que fazem uso de som.