Cultura

Exposição mostra história da Festa da Padroeira de Arapiraca

Por Assessoria 25/01/2018 11h11
Exposição mostra história da Festa da Padroeira de Arapiraca
Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Genival Silva / Assessoria

Após a carreata do último domingo (21), dando o pontapé na nova edição da Festa da Padroeira de Arapiraca, a abertura oficial do evento se deu nesta terça-feira (23) com a Exposição Nossa Senhora do Bom Conselho.

A mostra ficará no Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, até o próximo dia 3 de fevereiro, quando se encerram as festividades religiosas.

Na ocasião, estiveram presentes os secretários Municipais de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, e de Educação e Esporte, Mônica Leônia, e o diretor do museu Rodrigo Abrahão, representando o prefeito Rogério Teófilo.

Houve ainda a apresentação do Coral Pequenos Tons, sob a batuta do maestro Marcos Sena. Tomando a palavra, o pároco da Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, padre Antenor Montenegro Jr., falou da importância da manutenção desta tradição.

“A igreja surgiu juntamente com a nossa cidade. E ambas cresceram na fé de um povo devoto, que deposita toda a sua confiança no Altíssimo, ouvindo sempre os bons conselhos que Maria nos envia durante as nossas orações”, pontua o pároco

Tour religiosa
Na exposição, há paramentos e vestimentas usadas pelos padres; a história do caminho neocatecumental na concatedral; camisetas das Festas da Padroeira de anos anteriores; registros do movimento Mãe Rainha, comunidade Shalom e grupo de jovens; e atas e documentos pontuando movimentações, a exemplo da doação de terreno para igreja realizado pela Prefeitura.

Existe ainda um mural com fotos dos religiosos que fizeram história no clero arapiraquense, como o monsenhor Epitácio Rodrigues, dom Jonas Batingas, dom Fernando Gomes dos Santos, dom Hildebrando Costa, monsenhor José Curvelo Soares, monsenhor Aldo de Melo Brandão e o diácono Miguel Valeriano da Silva, entre outros.

Há também uma série de relíquias, como urnas, castiçais e bordas de sinos antigos, além de peças genuínas em mosaico, feitas pela artista Eliane Rocha.

Confira a programação completa da Festa da Padroeira.