Concursos

Ifal lança edital de seleção de estudantes para monitoria

As inscrições começam hoje (24)

Por 7 Segundos com Assessoria 24/01/2018 11h11
Ifal lança edital de seleção de estudantes para monitoria
Ifal Penedo abre edital

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo torna público o edital de seleção de estudantes para o Programa de Monitoria 2018. As inscrições ocorrerão no período de 24 a 31 de janeiro, na recepção da unidade de ensino, no horário das 9h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 20h. É necessário que o aluno preencha a ficha de inscrição (Anexo I do edital), documento que também estará disponível na recepção.

A oferta é de 20 vagas distribuídas nos turnos manhã e tarde em disciplinas que compõem tanto a grade curricular da formação geral (Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Informática) quanto a de formação técnica (Análise de Amostras Ambientais, Geoprocessamento, Técnicas Básicas de Laboratório/Experiências Práticas de Laboratório, Tecnologia da Fabricação do Álcool e Química Analítica).

A seleção é aberta a estudantes devidamente matriculados nas 2ª, 3ª e 4ª séries dos cursos integrados e no 2° período do curso subsequente. Mas, para algumas disciplinas, a participação é restrita no que se refere à série e curso técnico. É o caso de Análises de Amostras Ambientais, Geoprocessamento, Técnicas Básicas de Laboratório/Experiências Práticas de Laboratório, Química Analítica e Tecnologia da Fabricação do Álcool (conferir itens 2.3, 2.4 e 2.5 do edital para mais detalhes).

O discente poderá concorrer a vaga no mesmo turno em que estuda, estando ciente que, caso seja aprovado, terá que realizar a mudança de turno das aulas, desde que haja turma com vagas disponíveis. Não poderão se inscrever estudantes que tenham sido reprovados no ano letivo anterior. O candidato somente poderá se inscrever para a monitoria de uma disciplina.

Os critérios de seleção incluem prova escrita, marcada para 6 de fevereiro (13h30 às 16h30), e entrevista ou prova prática. Os assuntos da avaliação devem ser conferidos no Anexo II do edital. À entrevista ou prova prática, serão submetidos os cinco primeiros colocados na prova escrita.

O valor da bolsa mensal será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e seu pagamento se dará a partir de março, em uma conta-corrente em nome do próprio aluno. Para os monitores das 2ª e 3ª séries dos cursos integrados e do 2º período do curso subsequente, a vigência da monitoria será até 15 de dezembro. Já para quem está matriculado na 4ª série dos cursos integrados, a participação no programa será até o dia 31 de julho. Ao término da monitoria serão emitidos certificados, podendo a carga horária total ser computada como Atividades Complementares ou como Prática Profissional (para as disciplinas práticas).