Agricultura

Governo de Alagoas promove curso de inseminação artificial em bovinos

Capacitação é parte do plano de melhoramento genético do gado leiteiro alagoano

Por 7Segundos com Agência Alagoas 19/01/2018 15h03
Governo de Alagoas promove curso de inseminação artificial em bovinos
Emater vai estimular bovinocultura de leite e corte  - Foto: Internet

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) promove a partir de segunda-feira (22), no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos.

Segundo a Seagri, a capacitação atende pequenos criadores, funcionários de propriedades rurais e estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia, sendo realizada em parceria com a prefeitura de Batalha e ministrada pelo médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro.

Serão 40 horas, tornando os participantes aptos à prática de inseminação artificial pelo método Shiva. O encerramento acontece na sexta-feira (26).

Entre os temas que serão abordados na capacitação estão “Vantagens da inseminação artificial”, “Características do Sêmen”, “Cuidados e manuseio com o botijão criogênico”, entre outros.

Também serão ministradas as palestras “Utilização do bob flag”, pelo médico veterinário Fred Ferreira, e “Morfologia das Vacas de Leite”, por José Joaquim Sacramento Filho.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Seagri, Hibernon Cavalcante, o curso é básico e é condição para que os criadores possam receber sêmen distribuídos pelo Governo de Alagoas.

Pela programação da Superintendência de Desenvolvimento Agrário da Seagri, a distribuição das doses de sêmen tem início ainda esta semana, em diversas regiões do Estado de Alagoas.

Estão inscritos para o primeiro curso de Inseminação Artificial em Bovino de 2018 pequenos produtores e estudantes dos municípios de Maceió, Batalha, Major Izidoro, Olho D’Água das Flores, Igreja Nova e Coruripe, informa a Seagri.