Educação

Arapiraca terá espaço de formação em tecnologias para professores

Por Agência Alagoas e 7Segundos 18/01/2018 20h08
Arapiraca terá espaço de formação em tecnologias para professores
Efex - Foto: Davi Salsa/Assessoria

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inaugurou, nesta quinta-feira (18), o primeiro Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) do Nordeste, e segundo do país, montado no Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite) do Cepa. A elaboração do espaço foi feita em parceria com Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

O Efex visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudos tecnológicos. O espaço está esquipado com impressora 3D, cortadora a laser, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual. Diferente da primeira sede brasileira, que fica em Blumenau, a sala Efex alagoano tem formato octogonal para facilitar o aprendizado.

"Quero agradecer ao CIEB pelo olhar diferenciado com Alagoas. Isso se deve à repercussão do nosso trabalho, das diretrizes que a Educação tem tomado. As pessoas têm visto que está acontecendo algo aqui. Pela nossa participação e a velocidade que fizemos esse trabalho, o CIEB está nos presenteando com o segundo Efex, que será instalado em Arapiraca", afirmou o gestor da pasta estadual da Educação, Luciano Barbosa.

Após a inauguração, o vice-governador esteve na cidade de Arapiraca para anunciar a construção do segundo Efex de Alagoas que vai funcionar em uma área onde está sendo construído o Centro de Educação Integral (CEI), no bairro Baixão, em Arapiraca.

Luciano Barbosa revelou que o projeto educacional e científico tem o aval do governador Renan Filho.

“Inauguramos hoje, em Maceió, o primeiro espaço para fomentar ainda mais as ações nas áreas da ciência e da tecnologia para os professores e estudantes da rede pública estadual. Agora, chegou a vez dos educadores de Arapiraca, que também terão o seu ambiente para a formação continuada nas práticas tecnológicas”, salientou.

Ele adiantou que a sala do Efex do Agreste será equipada com quadros móveis, tabletes, cortadora a laser, impressoras 3D, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual.

O Efex do Agreste vai fazer parte do primeiro Centro de Educação Integral de Alagoas que integra as escolas estaduais Professor José Quintella Cavalcanti, Izaura Antônia de Lisboa (Epial) e Pedro Reis.

Na visita ao canteiro de obras, em Arapiraca, Luciano Barbosa estava acompanhado da secretária-executiva da Seduc, Laura Souza; do superintendente de Políticas Educacionais Ricardo Lisboa e da gerente de Políticas Públicas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Gabriela Gambi.