Saúde

Mulheres voltam para casa sem atendimento em posto de saúde de Arapiraca

Poucas fichas são distribuídas na Unidade Básica de Saúde

Por 7Segundos 18/01/2018 14h02
Mulheres voltam para casa sem atendimento em posto de saúde de Arapiraca
Mulheres, entre elas uma gestante, voltam pra casa sem atendimento - Foto: Jânio Barbosa/7Segundos

Moradores do bairro Senador Arnon de Mello, um dos maiores de Arapiraca, informaram ao 7Segundos sobre a precariedade do atendimento disponível na Unidade de Saúde Básica que funciona na localidade também responsável por atender pessoas de bairros vizinhos.

Na manhã desta quinta-feira (18), a reportagem do 7Segundos esteve no Arnon de Mello e encontrou duas mulheres que estavam deixando o posto de saúde sem atendimento completo, com apenas uma criança vacinada na unidade.

Com a criança nos braços e de novo gestante, Erica Tainara voltou para casa com seu bebê de dois meses vacinado, o que não ocorreu com o prima da criança, uma menina de quase dois que não tomou as chamadas vacinas de reforço.

Desoladas, as duas mulheres que residem no bairro Mangabeira, vizinho do Arnon de Mello, forma embora. Erica alega que não foi atendida porque na sua comunidade não tem agente de saúde e sem agendamento prévio, não há atendimento.

Além do flagrante do descaso da gestão do prefeito Rogério Teófilo e da secretária de saúde Aurélia Fernandes, o 7Segundos ouviu moradores do bairro Senador Arnon de Mello.

De acordo com a população, o posto de saúde libera apenas 14 fichas para atendimento às terças-feiras, o que obriga as pessoas a madrugar na porta da unidade. Além disso, reclamam do atendimento do médico do posto.

Por outro lado, o trabalho da dentista da UBS Arnon de Mello é bastante elogiado, mas com uma ressalva. Não há material para a ela trabalhar devidamente. Como se não bastasse, uma obra pública não concluída no bairro serve para esconder a prática de crimes.

Posto de Saúde inacabado no Arnon de Mello

“Isso serve como esconderijo de maconheiro e ladrão, deixaram abandonado”, resume ‘seu’ Ivan, morador da rua Gilberto Felix de Menezes, principal via de acesso ao bairro, mas ainda sem pavimentação na comunidade que também pede a construção de uma creche.

“Sou praticamente o fundador do bairro abandonado pela prefeitura, só estou esperando eles vir aqui porque eu vou botar pra correr. Chegou aqui, a resposta não vai ser boa, de Teófilo a Célia Rocha”, afirmou ‘seu’ Ivan.

Seu Ivan mora há quase 30 anos no Arnon de Mello

A queixa do morador antigo do Arnon de Mello tem fundamento. A falta de pavimentação na rua Gilberto Felix é motivo de poeira no verão e lama no inverno. Outro local que comprova o abandono da comunidade pelo poder público é o terreno onde deveria existir uma praça.

“A gente vive aqui num lixão, o povo joga lixo no local e o mato cresce”, diz Ivan sobre o lugar onde poderia criar cobra e onça, como diz, com ironia.

A reportagem do 7Segundos entrou em contato com a assessoria da Prefeitura, mas até o momento ninguém se pronunciou sobre o assunto.