Meio ambiente

Licenciamento de usina solar em Delmiro Gouveia é discutido pelo IMA e Sedetur

Em Alagoas, cinco projetos estão inscritos para serem aprovados.

Por 7Segundos, com Agência Alagoas 17/01/2018 18h06
Licenciamento de usina solar em Delmiro Gouveia é discutido pelo IMA e Sedetur
Energia solar - Foto: Agência Alagoas

Nessa quarta-feira (17), técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) recebeu a empresa Sowitec, uma das mais importantes desenvolvedoras de projetos no setor internacional de energias limpas.

Para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em Alagoas, o Governo do Estado tem atuado em ações estratégicas para atração de investimentos em fontes de energias renováveis.

Na pauta, foi discutido o licenciamento ambiental concedido pelo IMA para instalação de uma usina solar no município de Delmiro Gouveia, região do Sertão de Alagoas. O projeto, desenvolvido pela Sowitec, foi aprovado na primeira etapa do leilão de energia promovido pelo Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia (MME).

Com foco no estímulo à indústria solar fotovoltaica, os leilões contemplam diversos estados da federação. Em Alagoas, cinco projetos estão inscritos para serem aprovados.

“Alagoas é um Estado privilegiado pela alta incidência de raios solares. Com isso, o desenvolvimento de projetos para geração de energia solar oferecem diversas vantagens, relacionadas à redução de custos e da emissão de gases poluentes. O Governo do Estado tem se preocupado com essas questões e oferecido todo o apoio necessário à rede empresarial para a execução desses projetos”, explicou o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Ricardo Dória.

Usina Solar

Também conhecida como parque solar, a usina consiste em um sistema fotovoltaico de grande porte, projetado para a produção e venda de energia elétrica. As usinas de energia solar se diferenciam dos sistemas fotovoltaicos instalados em casas e indústrias por fornecerem energia em alta tensão, voltada para fins de distribuição.

O projeto, que prevê a instalação do equipamento em Delmiro Gouveia, aguarda a segunda fase de aprovação do leilão, que deverá ocorrer em abril deste ano.