Justiça

Balcão Cidadão emite 97 RG's durante mutirão no Complexo Penitenciário

Por Agência Alagoas e 7Segundos 11/01/2018 18h06
Balcão Cidadão emite 97 RG's durante mutirão no Complexo Penitenciário
Justiça - Foto: Jorge Santos

Nos últimos dois dias, 97 Registros Gerais (RGs) foram emitidos no Complexo Penitenciário graças ao mutirão realizado pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A iniciativa contou com o apoio da Defensoria Pública e Instituto de Identificação e atendeu apenados de todas as unidades prisionais no Núcleo Ressocializador da Capital.

Para que a ação acontecesse, a equipe multidisciplinar do Balcão Cidadão da Seris realizou um levantamento nos presídios para detectar a quantidade de reeducandos sem o documento de identificação. Desta forma, a pasta busca regularizar a situação dos apenados. Vale lembrar que os documentos civis garantem amplo acesso aos direitos previstos em lei.

A gerente de Saúde da Seris, agente penitenciária Larissa Vital, destaca os benefícios do Balcão Cidadão. "Ao chegar no sistema prisional muitos apenados constroem uma nova identidade, pois muitos deles não possuíam qualquer documento de identificação. Por isso, viabilizamos junto aos órgãos competentes os cartões do SUS, RGs, CPFs, registros de paternidade, abertura de contas bancárias, dentre outras medidas", disse.