Patrimônio

[Vídeo] Lago da Perucaba é retrato do abandono político

Espaço foi esquecido pela atual gestão

Por 7Segundos 11/01/2018 12h12
[Vídeo] Lago da Perucaba é retrato do abandono político
Lago da Perucaba - Foto: Cortesia

Inaugurado em 20 março de 2009, na gestão do ex-prefeito e atual secretário de Educação do Estado, Luciano Barbosa, o Lago da Perucaba transformou-se num dos mais belos cartões postais de Arapiraca.

Na ocasião, a área de convívio urbano recebeu mais de 30 mil visitantes durante as festividades comandadas por DJ´s que fizeram no local uma grande festa rave. Mas a atração que levou o público ao delírio foi a banda de rock, Capital Inicial.

Houve, ainda, distribuição de mudas de espécies nativas como parte de um projeto de arborização desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, junto aos moradores do entorno do Lago. Atividades esportivas e culturais movimentaram o local durante aquele dia com a participação da Orquestra Sinfônica da Ufal e do grupo de Teatro alagoano, Joana Gajuru.

Com o tempo, dezenas de pessoas, inclusive de cidades vizinhas, se reuniam por lá para curtir as opções de lazer e o mais belo pôr-do-sol do Agreste alagoano.

Aos finais de semana, a tranquilidade do local era um convite às famílias para uma caminhada, um passeio de bicicleta ou simplesmente apreciar um encantador final de tarde saboreando uma deliciosa pizza. As crianças podiam aproveitar o amplo espaço para correr, pilotar uma moto ou carro de brinquedo alugado. Ou nos inesquecíveis “pedalinhos” em formato de cisnes brancos que ornamentavam o Lago.

O local contava com quadras poliesportivas, campos de areia, playground, uma Arapiraquinha (biblioteca digital), ciclovia, bares e restaurantes. Tinha, ainda, área para shows e eventos de grande porte. Para quem não recorda inúmeras apresentações foram realizadas no espaço, como Skank, Nando Reis, Fagner, Jota Quest, entre outros. Até uma atração internacional esteve por lá: o grupo italiano, mundialmente famoso, Double You.

O Bar da Baxa – ponto de encontro do público mais alternativo – reunia artistas da MPB, um cardápio saboroso e os melhores bate-papos. Até hoje, o espaço continua sendo uma referência na memória daqueles que freqüentaram. Outros bares e pizzaria completavam o quadro de opções noturnas.

Uma infraestrutura foi pensada e mantida pelas gestões ao longo do tempo fazendo os arapiraquenses, principalmente os moradores do entorno, terem orgulho daquele pedacinho de Arapiraca.

Mas a Perucaba não é mais a mesma. O título de princesa que ostentava lhe foi tirado. Passou a ser uma plebéia marcada pelo infortúnio e o esquecimento.

O pôr-do-sol transformou-se num borrão na linha do horizonte. Não há mais pessoas sentadas, sorrindo, contemplando, divertindo-se, caminhando. Crianças não brincam mais por ali. A não ser quando se aventuram nas águas sujas e perigosas que, vez ou outra, são destaque na imprensa pelos afogamentos que produzem.

Empresas que foram atraídas pela prosperidade do local já começam a se arrepender pelo alto investimento que fizeram. Animais vivem soltos, inclusive à noite, provocando acidentes constantes. Roubo e estupro rondam o local. Medo. Literalmente, as luzes dali se apagaram.

Em matéria divulgada na manhã desta quinta-feira (11), a Prefeitura de Arapiraca informou que “está trabalhando para resolver o problema da falta de iluminação na área do Lago da Perucaba” e que “no período de um ano, essa foi a terceira vez que cabos de eletricidade são alvo de furto, na mesma área”.

A superintendente Municipal de Iluminação, Bianca Oliveira, disse que “o município está atuando em parceria com a Eletrobrás” e que “o prazo para o restabelecimento depende da aquisição de uma peça que é difícil de ser encontrada no mercado local”.

A população, certamente, agradece. Mas e os outros problemas? Faz algum tempo que o Lago da Perucaba foi esquecido. Até mesmo o Planetário, um dos projetos mais interessantes e que faz parte daquele cenário, está entregue à própria sorte. Espaço de pesquisa e entretenimento que costumava atrair um grande público.

Será que tanto investimento com o dinheiro público vai continuar sendo desperdiçado, como tantas outras coisas na nossa querida cidade?