Alagoas

Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho já tem mais de 130 inscritos

Celebração tem assistência integral para cavaleiros, amazonas e animais

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 10/01/2018 12h12
Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho já tem mais de 130 inscritos
Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

A cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho está com as inscrições abertas e já tem mais de 130 participantes para celebrar a santa padroeira de Arapiraca. O número de cavaleiros e amazonas que já asseguraram participação no evento deve alcançar cerca de 200 inscrições, segundo a Associação dos Criadores dos Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa).

“Nós vamos manter as inscrições até amanhã (quinta-feira, 11) e a nossa expectativa é chegarmos à média dos anos anteriores”, informou Cláudia Barbosa de Albuquerque Cardoso ao 7Segundos na manhã desta quarta-feira (10), acrescentando dados sobre a assistência oferecida aos participantes da cavalgada que, nos moldes atuais, está em sua 16ª edição.

Quem pretende participar da celebração religiosa e cultural que refaz o histórico percurso de Manoel André, responsável pelo surgimento do município de Arapiraca - um dos prósperos do Nordeste brasileiro - precisa apresentar cartão de vacinação do animal contra mormo, anemia e influenza.

Sem o comprovante, a vigilância sanitária de Alagoas e Pernambuco impede o transporte do animal, serviço feito pela Acesa no dia 30, a partir das 6h. A associação que organiza a cavalgada também inclui no pacote da inscrição o deslocamento dos cavaleiros e amazonas de Arapiraca para Bom Conselho, município pernambucano e ponto de partida do percurso de aproximadamente 100 quilômetros.

Os inscritos também têm alimentação, assistência médica (acompanhados por ambulância) e camisas (uma para cada dia da cavalgada). A Acesa informa ainda a presença de carro de apoio e veterinários para a promoção de atendimento para os animais.

O valor do investimento é de R$ 700,00 à vista e R$ 750,00 no cartão, opção que pode ser parcelada em até três vezes.

A cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho terá saída às 14h, após missa celebrada no dia 31 de janeiro pelo bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, na capela de escola que leva o nome da padroeira de Arapiraca. A imagem da santa será entregue pelo bispo à uma amazona, ato que dá início ao percurso cujo primeiro descanso acontece no Distrito Rainha Izabel, ainda no município pernambucano.

No dia 01 de fevereiro, a cavalgada segue até o povoado Rua Nova, localizado em Quebrangulo, em Alagoas. Após merecido descanso, os devotos à Palmeira dos Índios, onde será oferecido almoço aos participantes, e depois retomam a montaria até o povoado Coité das Pinhas, em Igaci.

No dia 02, data da celebração à padroeira, cavaleiros e amazonas são recepcionados em Arapiraca com água de coco oferecida por moradores da comunidade Bom Nome, conforme a tradição descrita por historiadores sobre a passagem de Manoel André na localidade.

A cavalgada segue até o bairro Massaranduba e almoça na chácara do empresário Marquinhos do Acquabol, onde todos se prepararam para a entrada triunfal na cidade. Animais, cavaleiros e amazonas são saudados pela população no ato que reúne milhares de pessoas no Largo Dom Fernando Gomes, ao lado da concatedral.

Confira aqui a programação completa da maior celebração reilgiosa de Alagoas