Sertão

'Mensalinho': Prefeito e vereador de Mata Grande são presos em operação do Gecoc

Operação foi deflagrada em plena véspera de Natal, na manhã desse domingo (24)

Por Redação, com assessoria 25/12/2017 08h08
'Mensalinho': Prefeito e vereador de Mata Grande são presos em operação do Gecoc
Prefeito Everaldo Mandu (PP) e vereador Joseval Costa (PP) - Foto: Reprodução / TSE

O prefeito Erivaldo de Melo Lima (PP), mais conhecido como Erivaldo Mandu e o vereador Joseval Antônio da Silva (PP), ambos de Mata Grande, foram presos durante uma operação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), na manhã desse domingo (24).  

De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), o pedido de prisão contra o prefeito Erivaldo de Melo Lima foi requerido pelo procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. Como o chefe do Executivo tem foro por prerrogativa de função, coube ao chefe do MPE/AL atuar no caso.

As investigações do gabinete do procurador começaram há quatro dias, quando o Ministério Público recebeu informações de que o prefeito estaria pagando mensalinho de R$ 7 mil para quatro vereadores, em troca da aprovação dos projetos de interesse do município. Um vídeo, que não foi divulgado, mostra a negociação que envolve os vereadores. Porém, apenas dois aparecem mais claramente nas imagens.

Em função da filmagem, o MPE/AL também pediu as prisões dos vereadores Joseval Antônio da Silva e Teomar Brandão (PP). Este último ainda não foi localizado. Uma vereadora também teve a prisão requerida, mas o pedido foi negado pelo Judiciário;

O procurador-geral, Alfredo Gaspar, informa que a apuração continua e os acusados serão ouvidos pelo MPE/AL nos próximos dias.