Alagoas

Ano de 2017 é marcado por interiorização do gás natural na Algás

Maior obra de infraestrutura da história da distribuidora alagoana

Por 7Segundos com Agência Alagoas 24/12/2017 09h09
Ano de 2017 é marcado por interiorização do gás natural na Algás
Gasoduto Penedo-Arapiraca é um dos vetores do desenvolvimento de Arapiraca - Foto: Assessoria

Seguir o caminho para o crescimento, propósito desde a sua criação em 1993, faz da Algás, a distribuidora de gás natural de Alagoas, uma das pioneiras no ramo de distribuição do combustível fora do eixo Rio-São Paulo. E em 2017 não foi diferente: suas soluções eficazes continuaram impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e sustentável e promovendo a integração energética no Estado.

Para cumprir a meta de interiorização, a Algás concluirá no primeiro trimestre de 2018 a maior obra de infraestrutura da sua história: o gasoduto Penedo-Arapiraca, que terá capacidade de fornecer 343 mil m³ de gás natural por dia numa extensão de 67 km, entre alguns municípios do interior, como Penedo, Igreja Nova, São Sebastião e Arapiraca.

Durante a assinatura da ordem de serviço das últimas etapas da obra, em janeiro deste ano, o governador Renan Filho enfatizou a importância da chegada do gasoduto na região agreste e suas contribuições.

“Essa importante obra de infraestrutura facilitará a ida de empresas para a região devido ao baixo custo e à eficiência energética do gás natural, o que oferece à região um diferencial para atração de negócios”, destacou.

 

 

Além disso, outra obra de infraestrutura da Companhia tem se destacado. A duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro tem impulsionado a captação de novos clientes e, após conclusão, dobrará a oferta de gás natural para o polo industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro. O projeto, com 15 km de extensão, está sendo realizado em uma única etapa e tem conclusão também prevista para o início de 2018.

Com isso, a Algás chegará aos seus 25 anos de existência, metade do período de concessão, como uma empresa inovadora, economicamente eficiente e compromissada com o desafio global de levar o gás natural para todo o Estado de Alagoas.

Unidades residenciais interligadas

Desde janeiro deste ano, a Companhia cresceu significativamente nos segmentos de distribuição em que atua, sendo eles, residencial, comercial, industrial e veicular. Como resultado dos planos de expansão voltados ao fornecimento de gás natural, a Algás chegou à marca de mais de 46 mil unidades residenciais já interligadas no fim do mês de novembro.

O uso desse combustível nos lares alagoanos, que desde janeiro veio crescendo de forma rápida e constante, se deve ao nível de aceitação do produto no mercado. “Isso comprova que o gás natural é um produto bem aceito no mercado pela sua praticidade, segurança e versatilidade”, declara o diretor técnico e comercial da Distribuidora, Flavio Barros.

O ano também foi marcado por superações de meta. Ainda em junho, o maior volume de vendas diário da história da Algás foi alcançado, registrando o fornecimento de 776.505 mil m³ de gás natural.

As principais responsáveis pelo aumento do volume de vendas da Distribuidora, que tem entre seus maiores clientes a Braskem e a Portobello, são as indústrias. A maior parte do gás natural do estado é distribuída para esse segmento.

Com essa marcante atuação, a Algás chega ao fim de 2017 reafirmando seu compromisso com o crescimento socioeconômico e o desenvolvimento sustentável de Alagoas. Agora, a sua capacidade progressiva de atender às dezenas de milhares de unidades residenciais, comercias e industriais faz com que o foco para os próximos anos seja fortalecer a interiorização do gás natural e a diversificação do uso desse energético.