Política

Maluf e Jacob têm salários suspensos pela Câmara

Por 7Segundos com Uol e RedeTV 22/12/2017 08h08
Maluf e Jacob têm salários suspensos pela Câmara
Maluf e Jacob têm salários suspensos pela Câmara - Foto: Reprodução/Uol

Cumprindo pena na cadeia depois de serem condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), os deputados federais Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ) tiveram seus salários suspensos, informou a assessoria de imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (22).

No mesmo ato, os funcionários dos gabinetes dos parlamentares foram exonerados. Maluf está preso desde a última quarta-feira (20). Jacob, desde junho.

Maluf se entregou à Polícia Federal na quarta-feira (20) após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin expedir mandado de prisão para cumprimento definitivo da pena de 7 anos e 9 meses em regime fechado na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS, no período em que foi prefeito da cidade de São Paulo (1993-1996). Os recursos teriam sido desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho. O custo total da obra foi cerca de R$ 800 milhões.

As investigações se arrastaram por mais de 10 anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância da Justiça. Os procurados estimaram em US$ 170 milhões a movimentação total de recursos ilícitos. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado.

Celso Jacob foi condenado em 2006 por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação durante sua gestão à frente da Prefeitura de Três Rios, no Rio de Janeiro. O político está detido desde junho deste ano no Complexo Penitenciário da Papuda.