Economia

Segundo a AMA, 99% dos municípios de Alagoas pagaram o 13º salário

A informação foi confirmada via assessoria

Por 7Segundos, com assessoria 21/12/2017 16h04
Segundo a AMA, 99% dos municípios de Alagoas pagaram o 13º salário
Dinheiro em créditos da Nota Fiscal Cidadã estará disponível amanhã nas contas cadastradas dos consumdores - Foto: Ivo Neto

Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou que 99% dos municípios alagoanos efetuaram o pagamento do 13º salário, apesar da crise econômica que ainda assola boa parte das cidades. "Quase todos os 102 municípios quitaram as contas”, a informação foi confirmada via assessoria por telefone. Os nomes dos municípios que ainda estão com esta pendência não foram divulgados.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou, no último dia 12, que mais de 53% das cidades brasileiras pagariam o 13º em parcela única. Das 4.434 prefeituras que concederam informações, 53,7% sinalizaram pagamento em parcela única. Delas, 15,4% já haviam transferido os recursos até dia 8 de dezembro, e 75% iriam cumprir com a demanda agora em dezembro.

Dos demais, 44,5% parcelaram o benefício dos trabalhadores e 1,8% não concedeu essas informações. Pelas regras vigentes, o 13º deveria ser repassado até 20 deste mês. No caso dos municípios que optaram pela remuneração em duas parcelas, 91,2% já pagaram a primeira prestação, uma vez que a data-limite venceu em 30 de novembro, e apenas 1,9% deveria atrasar o pagamento - o que representa 600 prefeituras.

"A economia pode estar melhorando, mas o retorno demora a impactar a arrecadação. Para os municípios, a crise neste fim de ano está muito violenta e, no início do ano que vem, teremos que lidar com duas situações muito difíceis: o cumprimento do piso para o magistério e o aumento do salário mínimo. Principalmente no Nordeste, esses dois componentes têm um impacto muito grande e vai aprofundar ainda mais a crise", explicou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.