Meio ambiente

Moradores impedem extração de areia de rio em município do Agreste

População cobra providências definitivas

Por 7Segundos 15/12/2017 16h04
Moradores impedem extração de areia de rio em município do Agreste
Moradores impediram retirada de areia do rio Traipu em Jaramataia - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

Moradores da comunidade Jangada, localizada na zona rural de Jaramataia – município do Agreste alagoano – impediram a retirada do leito do rio Traipu por empresa que atua no ramo da construção civil.

A mobilização contra a atividade que não teria autorização dos órgãos ambientais para acontecer ocorreu na manhã desta sexta-feira (15).

O 7Segundos foi até o local e ouviu moradores sobre o problema.

De acordo com Floriana Gonçalves, líder comunitária do povoado Jangada, a extração de areia do leito seco do rio Traipu já foi levada ao conhecimento do Ministério Público Estadual em novembro de 2013, queixa formalizada no município de Major Izidoro.

“Foi pedido que a gente fizesse um abaixo-assinado e também levasse fotos, o que nós fizemos, mas não houve solução, continuam tirando areia daqui”, disse Floriana ao repórter Jânio Barbosa.

A líder comunitária acrescentou que também já esteve no IMA e no Ibama para informar sobre o suposto crime ambiental.

“Estão querendo acabar com a única coisa boa que nós temos nesse lugar porque se continuar assim, a água vai salgar e quem tiver dinheiro ou tiver com quem pegar vai depender de trator para ter água”, disse Floriana Gonçalves.

Silvestre Gonçalves de Melo também participou da mobilização que expulsou as pessoas que estavam abrindo buracos no leito do rio.

“Essa água é benéfica para toda a nossa população e também para os animais. Se continuarem com essa destruição, a água vai desaparecer ou vai salgar, não vai servir pra mais nada”, afirmou o morador.

A mobilização dos moradores do povoado Jangada levou representantes da prefeitura de Jaramataia até o povoado.

Uma reunião para tratar do assunto ficou agendada para a próxima terça-feira (19), na sede da poder público municipal.