Política

Luciano Barbosa recebe Comenda de Mérito Educativo Alagoano

Além do secretário, outros nove educadores receberam a comenda do Conselho Estadual de Educação.

Por Ascom 15/12/2017 07h07
Luciano Barbosa recebe Comenda de Mérito Educativo Alagoano
Vice-governador está entre os homenageados por mérito educativo - Foto: Valdir Rocha/Agência Alagoas

O vice-governador e secretário de Estado da Educação  ( Seduc), Luciano Barbosa, recebeu, na noite desta quinta-feira (14), a Comenda do Mérito Educativo Alagoano 2017, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

O secretário afirmou que sem o apoio das autoridades e dos servidores não é possível mudar a educação no estado de Alagoas, e que é preciso humildade para reconhecer o trabalho dos outros.

"Entre todos homenageados eu tenho o exemplo de perto da diretora Quitéria, que se recusa a se aposentar e se dedica todos os dias pela escola, melhorando a educação no interior de Alagoas. O grande desafio da Educação é fazer com que a escola dê amplitude e visão para as crianças e os torne em um cidadão", relata o secretário Luciano Barbosa.

O titular da pasta estadual da Educação ressaltou ainda a importância da parceria com as unidades de ensino superior, e dos órgãos públicos como o Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Alagoas.

Além dele, mais nove educadores receberam a comenda. Confira os nomes abaixo:

Alzira Pereira Lima, Ângela Maria de Almeida Lima, Cícero Pereira dos Santos, Maria José Alves Costa, Maria José Ramos de Albuquerque, Maria Pureza Torres Ribeiro, Quitéria Alves Calado de Melo, Rosana Quintella Brandão Vilela e Sebastiana Fernandes de Amorim.

As servidoras Lindizay Lopes Jatubá, Maria Cristina Alves Santos e Ângela Márcia dos Santos, secretárias executivas do Conselho Estadual de Educação  (CEE), também receberam diploma e medalha de honra ao mérito.

Para o presidente do CEE, o professor mestre Eliel dos Santos de Carvalho, a honraria é um momento ímpar na vida dos educadores.

"A comenda é entregue a cada ano e é uma das maiores outorgas do Estado para a Educação alagoana", explica Eliel Carvalho.

Homenageados - A nova comendadeira da Educação de Alagoas, Quitéria Alves Calado de Melo, recebeu muito emocionada a honraria. Atualmente ela exerce a função de diretora geral da Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú.

"Há mais de 35 anos trabalho com educação. Quando soube da homenagem, não tinha noção da importância dessa comenda. Esse é um dos maiores títulos que recebo na minha vida pessoal e profissional. Agradeço ao Conselho por analisar com cuidado a vida de uma mulher que trabalha lá no cantinho de Alagoas", conta Quitéria.

Cícero Pereira dos Santos, de apenas 38 anos, também recebeu a comenda. Natural de Pariconha, Santos faz parte da tribo indígena Jeripancó e há 22 anos luta pela causa dos índios no estado.

"Acredito que a educação, de modo geral, precisa da parceria com o poder público. Os indígenas precisam  estreitar as relações. A sociedade ganha muito mais", relata Cícero Santos.