Educação

Programa Escola 10 apresenta números positivos na educação estadual e municipal

Por Assessoria e Sete Segundos 13/12/2017 18h06
Programa Escola 10 apresenta números positivos na educação estadual e municipal
Luciano Barbosa - Foto: Divulgação

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) confirmam uma melhoria de 20% na proficiência em língua portuguesa e matemática entre alunos de 5º e 9º anos das redes municipal e estadual. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (12) durante solenidade de premiação do Programa Escola 10, no Centro de Convenções de Maceió onde foram premiados 102 municípios alagoanos.

Presente ao evento, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, comemorou os resultados.

“Hoje celebramos o compromisso e a dedicação de cada pessoa que, em seu município, fez diferença para o sucesso do Escola 10. Não importa se o estudante é de rede municipal ou estadual, todos nós precisamos nos nutrir da energia um do outro para buscar melhorias na educação ofertada para nossos jovens. Em 2018, que possamos fazer muito mais e dar mais oportunidades para a juventude alagoana”, ressaltou o secretário.

O Programa Escola 10 - união de forças entre Estado e Municípios na busca por melhores índices na educação pública de Alagoas - já apresenta resultados positivos em menos de um ano de execução.

Avanços

A superintendente do Sistema Estadual de Educação, Wilany Felix, diz que, em algumas redes municipais, os avanços foram ainda maiores, chegando a melhorias de 40% em quatro meses.

“Para se ter ideia, em outras avaliações de larga escala, resultados como estes só se alcançam em um período de dois anos. Nós conseguimos isso em quatro meses, fruto de um trabalho intensivo em todo o Estado”, explicou a superintendente, ressaltando ainda que o próximo passo do programa é a redução da reprovação escolar entre os estudantes da rede pública.

O presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Beltrão, disse que o Escola 10 é uma ação inovadora. “Trata-se de uma parceria muito positiva onde Estado e municípios pensam juntos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes alagoanos. O governador Renan Filho e o secretário Luciano Barbosa estão de parabéns pela iniciativa”, afirmou.

Na ocasião, houve ainda a liberação da segunda parcela do Prêmio Ib Gatto Falcão para as escolas municipais de ensino fundamental que tiveram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Cada unidade vai receber a quantia de R$ 10 mil.

Também foi feita homenagem à estudante Vitória Ferreira, aluna da rede municipal de Joaquim Gomes e única estudante de redes municipais aprovada no processo seletivo para estudar na escola de ensino médio modelo que o Sesc possui no Rio de Janeiro.