Saúde

Base descentralizada do Samu em Teotônio Vilela recebe nova ambulância

Presente para a cidade que comemora 31 anos de emancipação política

Por 7Segundos com Agência Alagoas 12/12/2017 11h11
Base descentralizada do Samu em Teotônio Vilela recebe nova ambulância
Decisão judicial obriga Estado a pagar multa por não oferecer condições de segurança no Samu - Foto: Divulgação

A cidade de Teotônio Vilela comemora 31 anos de emancipação política nesta terça-feira (12) e como parte das comemorações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou uma nova ambulância para a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município localizado na região Agreste de Alagoas.

A nova Unidade de Suporte Básico (USB) é tripulada por um condutor socorrista e técnico de enfermagem e possui colar cervical e tala para imobilização, materiais para estabilização do paciente com curativos e acesso venoso.

Para o secretário Christian Teixeira, a nova viatura irá fortalecer os atendimentos de urgência e emergência do Samu no interior do Estado.

"Essa é mais uma ambulância que entregamos para renovar a frota do Samu em Alagoas. A iniciativa faz parte do compromisso do Governo do Estado em salvar vidas, garantindo um serviço qualificando para a população e trazendo mais dignidade para os servidores", afirmou.

De acordo com Izabelle Pereira, secretária municipal de Saúde, as equipes do Samu de Teotônio Vilela também dão suporte para outras quatro cidades.

"Essa ambulância veio em um excelente momento, uma vez que a que estava no município era antiga. Com essa USB poderemos dar um maior apoio aos atendimentos em Coruripe, Junqueiro, São Miguel dos Campos e Campo Alegre. E, em sua maioria, são casos de traumas, envolvendo acidentes de moto na BR-101", destacou.

Inaugurações

Ainda em Teotônio Vilela, Christian Teixeira participou da entrega de uma academia de saúde e do Espaço Vida, um equipamento destinado a atendimentos ambulatoriais de alto risco para gestantes, puérperas e crianças até dois anos de idade. A unidade de saúde conta com uma equipe multidisciplinar que envolve médico obstetra, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.