Educação

Funcionários da Uneal paralisam atividades em protesto por aumento salarial

Pessoal de nível médio tem o pior salário entre as universidades estaduais do NE

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 11/12/2017 12h12
Funcionários da Uneal paralisam atividades em protesto por aumento salarial
Servidores da Uneal decidem paralisar atividades - Foto: Cortesia Uneal

Funcionários da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) iniciam a semana com uma paralisação, em protesto por aumento salarial para o pessoal do nível médio.

A categoria recebe atualmente pouco mais do que um salário mínimo (R$ 993,00), o mais baixo entre servidores da mesma categoria das universidades estaduais da região Nordeste, inclusive do que o valor pago na Uncisal, a outra universidade pública mantida pelo Governo de Alagoas.

A necessidade de aumento para o pessoal de nível médio da Uneal foi apresentada ao governo em dezembro de 2016. Segundo o Sindicato dos Servidores da Uneal (Sinduneal), a previsão era de reajuste salarial até o meio deste ano.

A reivindicação - que atinge 78 servidores efetivos que recebem um complemento paliativo - foi tema de reunião realizada na última quinta-feira (07), na Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), em Maceió.

Para surpresa da comissão que representava os servidores, o realinhamento salarial está previsto para ser efetivado somente em outubro de 2018.

Levado para assembleia realizada na sexta-feira (08), na sede da Uneal em Arapiraca, o período de espera gerou decisão por paralisação prevista para acontecer até quarta-feira (13).

“A gente cansou de esperar e decidimos paralisar, também procuramos o reitor para que ele agende um encontro do Sinduneal com o governador ou com o secretário da Seplag”, informou representante do sindicato ao 7 Segundos.