Baixo São Francisco

Moradores de Piaçabuçu recebem água potável do SAAE Penedo

Caminhões pipa cedidos pela Casal fazem o abastecimento

Por 7Segundos 08/12/2017 15h03
Moradores de Piaçabuçu recebem água potável do SAAE Penedo
Caminhão-pipa leva água potável de Penedo para Piaçabuçu - Foto: Divulgação

O bloqueio da rodovia AL-101 Sul por moradores de Piaçabuçu rendeu mais do que uma reunião entre governo, deputados estaduais e vereadores do município que enfrenta problemas de abastecimento de água.

Além do encontro realizado em Maceió na tarde ontem (quinta-feira, 07), a manifestação que fechou a rodovia estadual horas antes da reunião que também contou com a participação de moradores teve um resultado prático imediato.

Para amenizar a escassez de água nas torneiras e ainda evitar que as pessoas continuem se arriscando a contrair doenças por conta do consumo do líquido sem tratamento, a prefeitura de Penedo autorizou a captação de água atender a cidade vizinha.

Sem custos para a prefeitura de Piaçabuçu e nem para moradores, caminhões-pipa da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) levam cargas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo.

A princípio, estão sendo atendidas as comunidades Potengy e Paciência, a primeira situada na zona rural e a segunda na área urbana do município que sofre com salinização da água do Rio São Francisco.

Por estar mais perto da foz, Piaçabuçu vive a agonia do ‘Velho Chico’. Enfraquecido, perde a luta contra o mar que avança, subindo o rio. Esse movimento diário altera a composição da água de forma que, atualmente, a captação feita pela Casal segue a tábua das marés.

Ainda assim, a população reclama que falta água ou está chegando salgada, ou seja, imprópria para beber, para o preparo de alimentos e que também não serve nem para a higiene pessoal.

Ao mesmo tempo, a companhia investe na ampliação da rede de abastecimento e informa que a captação será feita em outro ponto, rio acima, obra em andamento.