Saúde

Hospital de Emergência do Agreste é referência no Acolhe SUS para Alagoas

Unidade situada em Arapiraca é a única selecionada pelo Ministério da Saúde

Por 7Segundos com Assessoria HE do Agreste 08/12/2017 08h08
Hospital de Emergência do Agreste é referência no Acolhe SUS para Alagoas
HE do Agreste é referência no Acolhe SUS em Alagoas - Foto: Davi Salsa/assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste foi indicado pelo Ministério da Saúde para representar Alagoas no Projeto Acolhe SUS, no que diz respeito à Política Nacional de Humanização. Pertencente à rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, a indicação consolida o hospital localizado em Arapiraca como referência no atendimento de média e alta complexidade em todo o interior do Estado.

Com uma média de 3.500 atendimentos por mês, o HE do Agreste recebe investimentos do governo de Alagoas para a triplicação de 40 para 120 leitos. Além dos investimentos em infraestrutura, a unidade de saúde vem adotando uma política de humanização dos serviços em saúde em todos os setores do hospital.

Por conta disso, o HE do Agreste foi o único, em toda a rede pública de Alagoa, indicado pelo Ministério da Saúde para participar do projeto-piloto Acolhe SUS.

Nessa quinta-feira (7), o hospital recebeu a visita da referência técnica do Ministério da Saúde, Ailana Rodrigues Lira, da coordenadora estadual do Programa Nacional de Humanização (PNH), Luzia Malta, e da gestora de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Patrícia Bezerra.

O grupo visitou as enfermarias, UTIs e demais setores do hospital, conhecendo de perto o funcionamento dos serviços de atendimento aos usuários, bem como as ações e programas de humanização em saúde. A proposta, segundo do PNH, é iniciar o trabalho no HE do Agreste para, em seguida, estender o modelo a toda a rede pública em Alagoas.

“O hospital tem uma gestão muito receptiva e desenvolve um trabalho referência em todo o interior do estado”, avaliou a coordenadora Luzia Malta. Nesse primeiro momento, a equipe da referência fará um diagnóstico das ações e, em seguida, será elaborado um plano de trabalho para a execução do projeto-piloto.

A coordenadora do PNH no HE do Agreste, enfermeira Elisângela Lira, disse que o hospital tem a maior cobertura das unidades da rede, com 78% de todo o Programa de Saúde da Família (PSF).

“Desde o início deste ano que estamos adotando, com o apoio da direção-geral e demais setores do hospital, programas de humanização para qualificar ainda mais o nosso modelo de atenção e gestão dos serviços, com atenção especial no usuário e, também, na gestão interna do nosso trabalho”, explicou.

As etapas do projeto-piloto Acolhe SUS incluem a construção e execução do plano de trabalho, que está sendo discutido a partir da realidade do HE do Agreste; implantação de um sistema de fluxograma específico e a construção dos indicadores para a execução do Plano de Ação de Trabalho.