Saúde

“Estamos vivenciando uma epidemia de AIDS no Brasil” alerta coordenadora do IST

??????Saiba como fazer o teste rápido para HIV/AIDS

Por Amanda Dantas, com colaboração de Jânio Barbosa 07/12/2017 12h12
“Estamos vivenciando uma epidemia de AIDS no Brasil” alerta coordenadora do IST
Coordenadora alerta sobre epidemia no país - Foto: 7Segundos

A campanha mundial Dezembro Vermelho é o período em que os órgãos de saúde se unem à sociedade civil e à mídia para alertar sobre a importância e intensificar a realização do teste rápido para o HIV/AIDS. A campanha tem ainda o objetivo de esclarecer dúvidas sobre prevenção e cuidados com a doença.

Procurada pelo 7Segundos, a coordenadora do Programa IST (infecções Sexualmente Transmissíveis) HIV/AIDS e hepatites virais, Daniela França, esclareceu algumas dúvidas sobre como funciona o Programa e informou onde e como a população pode realizar o teste com facilidade.

“Em Arapiraca, a coordenação do Programa funciona na Secretaria Municipal de Saúde, mas temos ações em todas as unidades básicas de saúde de Arapiraca e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A gente realiza palestras educativas, teste rápido para HIV/AIDS e hepatites virais, além de prevenções em empresas, praças públicas que atinge toda a população de Arapiraca. As ações são realizadas diariamente, o que acontece é que no mês de dezembro nós intensificamos, alertando a população sobre a necessidade da prevenção e da realização do teste rápido. A campanha é um alerta para que as pessoas se previnam mais e realizem seu teste", relata França.

É da coordenadora a confirmação de que o país vive uma epidemia de AIDS e que os números em todo o território brasileiro são crescentes. “A AIDS chegou ao Brasil na década de 80, houve até um controle da doença, mas agora, com essa questão do desmonte das políticas públicas a nível federal, está havendo um acréscimo nos casos. Em Arapiraca, até outubro de 2017 nós tivermos 76 casos notificados de HIV em residentes da cidade. Destes, 60 são homens e 16 mulheres – duas delas gestantes. Houve um aumento em relação ao ano passado. Se a gente treinou todas as enfermeiras das unidades para realizar o teste, logicamente estamos descobrindo os casos. No momento em que a gente descobre que determinada pessoa foi infectada com o vírus HIV, esse usuário é encaminhado para o CTA, para de imediato iniciar seu tratamento com os antirretrovirais. O acompanhamento é sistemático, ” esclarece a coordenadora.

A coordenadora explicou ainda que alguns pacientes procuram os centros de saúde espontaneamente, enquanto outros já possuem alguma suspeita sobre o diagnóstico, às vezes, inclusive, apresentando alguns sintomas da doença. Além de psicólogos, as secretarias de saúde também oferecem assistentes sociais e médicos especializados na patologia.

Entre os sintomas, o mais comum é a perda de peso e diarreia. O número é alto entre homens e mulheres, mas os homens ainda são os mais infectados. Pessoas entre 18 e 39 anos que têm a vida sexual mais ativa também estão entre os mais infectados. No caso das gestantes, quando o vírus é descoberto, se a mãe for submetida aso tratamento correto, as chances de o feto ser contagiado são mínimas. Daí a importância do pré-natal, mas o uso do preservativo ainda é o método mais eficaz de evitar o contágio.

"HIV/AIDS é uma doença séria, grave, porque ela não tem cura. Uma vez detectado, o paciente vai controlar o vírus, mas existe a prevenção - que é o uso do preservativo. A maior incidência está na relação sexual desprotegida. Além do teste rápido a Secretaria de Saúde também disponibiliza o preservativo nas unidades de saúde. Não tem faltado preservativo em Arapiraca”, finaliza a coordenadora.

Veja os números de Arapiraca nos últimos anos:

2014: 23 homens/14 mulheres (duas gestantes) – TOTAL 37 casos
2015: 27 homens/18 mulheres (duas gestantes) – TOTAL 45 casos
2016: 55 homens/ 07 mulheres (duas gestantes) – TOTAL 62 casos
2017: 60 homens/ 16 mulheres (duas gestantes) – TOTAL 72 casos

*Em todos os anos a faixa etária mais acometida é de pessoas entre 18 e 39 anos.

Capital
Dois bairros na capital alagoana devem intensificar a campanha Dezembro Vermelho nesse final de semana: Vergel do Lago e Benedito Bentes. No Vergel, a ação terá dois momentos, nos turnos matutino e vespertino. Já no Benedito Bentes, as atividades ocorrem no período da tarde.

Em entrevista à TV Gazeta, Fábio Costa, representante da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que a resposta das comunidades carentes tem sido positiva em relação à Campanha. “As pessoas têm participado, atendendo nosso pedido, pegando preservativos e gel lubrificante, além da realização do teste.

Costa lembrou ainda que o convite não é apenas para o grupo de pessoas em risco ou população vulnerável. “O chamado é para toda a população. Quem nunca fez o teste essa é uma oportunidade a mais. Tendo algum problema, já encaminhamos para tratamento”, incentivou Costa.