Baixo São Francisco

Falta de água em cidade ribeirinha de Alagoas gera convocação de protesto

Mobilização prevista para acontecer na quinta-feira (07)

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 06/12/2017 13h01
Falta de água em cidade ribeirinha de Alagoas gera convocação de protesto
Moradores de Piaçabuçu sofrem com a falta de água - Foto: Piaçabuçu News/cortesia

Moradores de Piaçabuçu estão sendo convocados a participar de um protesto contra a falta de água no município banhado pelo rio São Francisco. A manifestação convocada pela Câmara de Vereadores está prevista para acontecer amanhã (quinta-feira, 07), a partir das 7h, no bairro Paciência.

Pessoas da comunidade de nome sugestivo estão retirando água diretamente da rede, em pontos ainda sem tratamento do líquido, situação flagrada pela reportagem do site Piaçabuçu News, portal de notícias da cidade alagoana mais próxima do encontro entre o rio e o mar.

Piaçabuçu é o município da Região do Baixo São Francisco mais afetado pela crise hídrica do ‘Velho Chico’, seja por conta da salinização da água ou pela deficiência da estrutura de fornecimento.

Se a questão do aumento da cunha salina não tem solução imediata, a rede de abastecimento está sendo melhorada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

Com serviços em andamento e o abastecimento realizados conforme o movimento das marés, a população da cidade ribeirinha sofre, mesmo morando à margem do rio São Francisco.

De acordo com a Casal, a captação de água do rio é feita a cada quatro horas, mas o aumento da capacidade de armazenamento depende da construção de reservatórios pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Além disso, a Casal alega a ocorrência de uso de bombas para retirar água da rede, situação que prejudica o abastecimento para a população em geral.