Segurança

Dados mostram melhora na segurança dos municípios do Sertão de Alagoas

Por Assessoria e Sete Segundos 05/12/2017 18h06
Dados mostram melhora na segurança dos municípios do Sertão de Alagoas
Alagoas tem verificado redução constante nos índices de violência graças à política de segurança; SSP explica que se normas fossem cumpridas à risca por outros Estados, AL estaria em colocação bem melhor - Foto: Márcio Ferreira

Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), de janeiro a novembro deste ano as polícias do Sertão apreenderam 2.186 quilos de maconha e 500 gramas de cocaína, muito mais do que em 2016, quando a quantidade de drogas apreendidas não chegou a 10% do total já registrado este ano. Além disso, em 2017 houve redução de 3,1% no número de roubo de motocicletas e aumento de 77,8% no número de prisões em flagrante.

A 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª RISP) é composta por 27 municípios, que se estendem de Santana do Ipanema a Mata Grande e de Pão de Açúcar a Delmiro Gouveia. São responsáveis pela segurança da região o 7º e 9º Batalhão da Polícia Militar, além dos batalhões especializados, o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e a Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes) e mais recente, a Força Tarefa de Segurança Pública. Além deles, há atuação das Delegacias Regionais de Polícia Civil e dos Distritos Policiais situados nos municípios.

Um dos batalhões que contribuíram para o sucesso das ações na região foi a Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes-Caatinga). Ela é considerada o batalhão de elite da caatinga alagoana por atuar enfrentando assaltantes de bancos e traficantes de drogas. Junto com as demais forças policiais que atuam na região, a Copes vem conseguindo realizar prisões, diminuir roubos e dar mais sensação de segurança aos sertanejos.

Para o secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, os investimentos na região serão muito importantes para dar continuidade às ações integradas de combate ao crime na região.

“A Copes tem ajudado muito a Polícia Militar e por ser especializada tem fundamental importância para a região. A Força Tarefa, que agora atuará em Delmiro Gouveia e Mata Grande, também será muito importante, assim como o Cisp, que trará benefícios não só para a população como também aos policiais civis e militares que irão trabalhar lá”, afirmou.