Educação

Candidatos para seleção do Ifal Arapiraca alegam que portões foram fechados antes do horário

Teste acontece neste domingo (03)

Por 7 Segundos Arapiraca 03/12/2017 11h11
Candidatos para seleção do Ifal Arapiraca alegam que portões foram fechados antes do horário
Portões fecham antes do horário previsto e causa insatisfação na realização da prova para o Ifal, campus Arapiraca - Foto: Cortesia ao 7 Segundos

Houve tumulto e revolta na prova para o processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca na manhã deste domingo (03). Segundo as informações, os portões foram fechados antes do horário previsto, que consta no edital. Segundo as informações, os portões foram fechados às 8:40 e, no edital, consta às 8:50.

Pessoas, alunos e pais, que levaram seus filhos para realizarem a prova, ao chegarem ao local após as 8:40, se depararam com os portões fechados. Revoltados, chegaram a bater nos portões do prédio onde iria ser realizado o exame. A duração das provas é das 9hrs às 12:30.

Segundo as pessoas que estavam lá, inicialmente, a responsável pelo prédio que seria realizada a prova teria fechado os portões às 8:40, 10 minutos antes do previsto, mas as pessoas insatisfeitas protestaram e ela reabriu, voltando a fechá-los novamente às 8:50, alegando que esses 10 minutos a mais seriam de tolerância.

Pais e alunos ficaram revoltados com a situação no local, pois além do fato de fecharem os portões antes do horário previsto, impedindo que seus filhos realizassem a prova, a responsável pelo prédio ainda estava tratando as pessoas super mal. Segundo Davyd Denys Alves de Lima, 37, que também não conseguiu fazer a prova, ela mandava constantemente as pessoas procurarem seus direitos.

Ainda de acordo com Davyd, pessoas que chegaram bastante cedo, pois vieram de outras cidades se dirigiram para antigo prédio do Ifal, onde funcionava de forma provisório, na Escola Municipal Hugo Lima, localizada na praça Luiz Pereira Lima, antiga praça da prefeitura. Segundo o candidato, não tinha nenhum aviso de que a prova seria realizada no prédio novo da instituição, localizado na rua Domingos Correia, no bairro São Luiz I, vizinho a faculdade Unopar.

No edital, consta o nome do candidato e o local de prova que ele deverá se dirigir para fazer a prova, mas são tem a informação do endereço do local do exame, como em todos os processos seletivos.

Deyvid contou à reportagem do 7 Segundos que entrou em contato com servidores da prefeitura de Arapiraca e que os mesmo afirmaram que o Ifal funciona na Escola Hugo Lima. “Ou seja, nem os próprios servidores sabiam que o novo prédio da instituição havia sido entregue”, afirmou candidato, que não conseguiu fazer a prova.

Em nota à equipe do 7 Segundos, a assessoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informou que os portões fecharam no horário previsto. Confira na íntegra a nota oficial:

A Assessoria de Comunicação do Ifal do campus Arapiraca informa que os portões dos dois locais de provas do município fecharam pontualmente às 8h50, conforme o que estava estabelecido no edital. Antes desse horário, alguns candidatos não conseguiram entrar porque não estavam com documento oficial com foto, exigência que também constava no edital.

A prova começou a ser aplicada pontualmente às 9h. Ao todo, o Ifal Arapiraca teve 1254 candidatos inscritos, mas 113 faltaram.