Política

Prefeita de Lagoa da Canoa institui fórum de combate à violência infantojuvenil

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 02/12/2017 08h08
Prefeita de Lagoa da Canoa institui fórum de combate à violência infantojuvenil
Lagoa da Canoa mobilizada pelo combate à violência - Foto: Assessoria

A Prefeita de Lagoa da Canoa Tainá Veiga instituiu na última quarta-feira (29), o Fórum Canoense pelo Fim da Violência Infantojuvenil mais uma iniciativa da gestão no combate à violência e na busca da garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes.

“É um compromisso nosso enquanto gestora e como mãe de lutar para que tenhamos um ambiente de paz em nossa cidade e em nossas escolas, e toda nossa equipe, eu particularmente, apoio e incentivo toda ação que venha a contribuir para isso, e esse Fórum é apenas o começo estamos , podem contar que vamos agir cada vez mais efetivamente com parcerias e com a contribuição de todas as secretarias municipais”, afirma a parlamentar.

O Fórum é um espaço aberto para busca de soluções no combate a violência em Lagoa da Canoa onde são debatidas as estratégias a serem apresentadas a gestão para prevenir a violência como forma de contribuição para a redução da criminalidade.     

Além disso, os participantes poderão debater sobre temas importantes como a dependência química, a mediação de conflitos e a relevância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na atualidade.

Já na última quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu junto à Secretaria de Municipal de  Educação de Lagoa da Canoa Várias ações e intervenções no combate a Violência.

As equipes de Anjos da Paz, formadas por psicólogos e assistentes sociais da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), estive cidade e na ocasião, foram divulgados os serviços para acolhimento voluntário de dependentes químicos.

Os profissionais mobilizaram a população que passava pela região, conscientizando-a sobre os riscos do consumo abusivo de álcool e outras drogas.

Foram realizadas palestras nas escolas sobre prevenção as drogas, bullying e comportamento, Ações do Ônibus do desarmamento recolhendo voluntariamente armas, panfletagem na cidade, visita dos Anjos da Paz em todo o município e uma roda de conversa sediada na Secretaria Municipal de Educação de Lagoa da Canoa que contou com a Presença de representantes da saúde, assistência, Conselho Tutelar, Cultura e Sociedade Civil, sendo conduzida pela equipe da Seprev.

As equipes da Seprev aproveitaram ainda a ocasião para disseminar informações e orientar a população sobre como prevenir o uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes. Utilizando cartilhas educativas, os profissionais abordaram o público juvenil, alertando sobre os malefícios dos entorpecentes.

Além disso, as equipes de Anjos da Paz estiveram disponíveis para realizar o acolhimento voluntário dos dependentes químicos que desejarem ser acolhidos por uma das 37 comunidades acolhedoras credenciadas pela Rede Acolhe.