Saúde

[Vídeo] Grupos voluntários alertam para necessidade de doação de medula óssea

Até cabelos são doados para a produção de perucas

Por 7 Segundos Arapiraca 01/12/2017 09h09
[Vídeo] Grupos voluntários alertam para necessidade de doação de medula óssea
Grupos voluntários se juntam para arrecadar doações para crianças que lutam contra o câncer - Foto: 7 Segundos

Os grupos voluntários de Arapiraca, Campanha Betania, Multiplicadores do Amor e Amigos Solidários do Bem se reuniram com o intuito de arrecadar brinquedos, livros, toucas e lenços para realizarem um dia solidário no Hospital do Açúcar, em Maceió, em prol da realização de um Natal mais alegre para as crianças e pessoas que estão lutando contra o câncer.

Betania, a coordenadora do grupo Campanha Betania, relatou que o objetivo da arrecadação é ajudar pessoas e crianças que estão com problemas sanguíneos, como anemia falciforme e leucemia. Alguns voluntários doam cabelos para a produção de perucas. Os cachos são levados para a Apala, onde lá são confeccionadas perucas para as crianças que lutam contra o câncer.

Betania contou ao 7 Segundos que o sorriso dos pacientes é o que a motiva a seguir com o projeto: “É o sorriso de todos, quando eles veem a gente, o sorriso já basta. Uma grande felicidade para a gente! E felicidade para eles quando a gente chega também. ”

Íntima da enfermidade, a coordenadora tem uma filha que precisou no passado de transplante de medula óssea. A menor tinha apenas duas mil plaquetas e não encontrava doadores compatíveis. Atualmente, a jovem está com 21 anos, curada e tem uma filhinha de 2 meses.

“Eu vi o sofrimento das mães. Eu vi muito sofrimento, muitas vezes eu precisei vir ao Hemoar em busca de sangue porque, infelizmente, no Hemoal são poucos que vão doar”, contou Betania.

Para Daniela Santos, que faz parte do projeto Amigos Solidários do Bem e também está envolvida nessa campanha, é muito importante ajudar o próximo. “Eu sempre ajudo as pessoas que necessitam e digo para todos que ajudem também, porque a recompensa vem de Deus. Vamos fazer o bem sem olhar a quem!”, aconselhou a colaboradora.

De acordo com Daniela, este é o primeiro ano que os Amigos Solidários do Bem vão a Maceió, em parceria com os Multiplicadores do Amor, para ajudar as crianças que lutam contra o câncer. Assim como foi feito no dia das crianças, o objetivo é unir forças para fazer com que o natal dessas crianças seja ainda melhor.

Jean Carlos, também envolvido na campanha, ressalta que “uma andorinha só não faz verão”. Para ele, as pessoas estão se conscientizando mais em relação às campanhas que são feitas. Ele salientou também a importância de a mídia abraçar os projetos e divulgar esse tipo de trabalho para que alcance o número máximo de pessoas “O Portal 7 Segundos é muito acessado no Nordeste todo e tem credibilidade”, enfatizou o voluntário.

Para quem tem interesse em fazer o cadastro e ser doador de medula óssea é só levar o RG, cartão do SUS e procurar o serviço social no Hemoar ou no Hemoal para realizar o cadastro. “Doar sangue é uma necessidade muito grande, pois não é só pra as pessoas que têm leucemia ou falciforme, é também pra quem se acidenta, para pessoas que fazem cirurgia e estão precisando”, explica Betania.

Voluntários que quiseram fazer doações podem ligar para os números (82) 99843-4894 (Betania), (82) 99604-5763 (Cleia) e (82) 99807-3883 (Daniela). Também tem a página no Facebook, “Betania Campanha” com todos os trabalhos do projeto. Aos interessados, o grupo também tem uma loja, a Eliana Sapero, localizada na Rua Quinze de Novembro, n° 644,no bairro do Centro, onde também podem ser entregues os brinquedos, livros e lençóis.