Educação

Ano letivo 2018: matrículas dos alunos da rede municipal serão feitas online

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 30/11/2017 07h07
Ano letivo 2018: matrículas dos alunos da rede municipal serão feitas online
Sislame Web foi lançado e apresentado oficialmente nessa quarta-feira (29) - Foto: Divulgação / Internet

A partir de 2018 as filas formadas na calçada das escolas da rede municipal de ensino, em Arapiraca, município no Agreste de alagoas, no período de matrícula, não existirão mais. Isso porque a prefeitura de Arapiraca, através da secretaria municipal de Educação e Ensino, lançou oficialmente, nessa quarta-feira (29), o Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame Web).

A plataforma tem como funções a coleta, o armazenamento e processamento de dados relativos à escola, docentes e turmas, bem como a vida escolar de cada aluno. Destaca-se, ainda, a possibilidade de matrícula online, processo de seleção de vagas na rede para alunos externos. Permitindo que todo processo para aquisição da vaga seja feito via internet.

“Vamos eliminar de vez a prática constante de filas nas escolas públicas de Arapiraca, oferecendo assim um processo democrático, transparente e impessoal”, comemorou a secretária de Educação, Mônica Leonia.

Implantado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade de Juiz de Fora/MG, em parceria com as redes públicas de ensino, o Sislame será implantado em todas as Escolas e Centros de Educação Infantil do município de Arapiraca com o objetivo de modernizar e simplificar o trabalho administrativo e contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico.

A secretaria de Educação também fará parte dessa comunicação em tempo real, alcançando assim a meta 7 do Plano Municipal de Educação. “Essa integração estava prevista para 2025, estamos alcançando a meta oito anos antes do planejado”, informou Mônica. “É Arapiraca avançando e acompanhando o ritmo a onda tecnológica, estou muito feliz e satisfeita”, completou a secretária.

Durante o lançamento, o prefeito Rogério Teófilo disse a juventude quer isso, modernização, e que a partir do próximo ano os resultados já serão notórios. “O município precisa se capacitar para atender as exigências do mundo contemporâneo, senão daqui a pouco as crianças vão estar mais na frente que a gente”, brincou, falando sério, o prefeito.

A pretensão da prefeitura é iniciar o procedimento de matriculas online já no ano letivo de 2018.

Implantação

A primeira etapa para implantação do sistema foi através de informações coletadas pelo CAEd junto à secretaria, como configuração mínima do equipamento, realidade de Arapiraca com relação aos níveis oferecidos, descrições das etapas, turnos, áreas de conhecimento, dados das escolas, ou seja, toda a estrutura do município para que seja montado o banco de dados no Centro.

A segunda etapa consistiu no treinamento – dividido em três fases – junto aos técnicos da Secretaria de Educação e Esporte, que atuarão como multiplicados. Agora, são os usuários das unidades escolares que serão treinados, com início das aulas marcado para o dia 04 de dezembro. Logo após o treinamento, os servidores das unidades escolares poderão iniciar os trabalhos no sistema.

Os dados inseridos no sistema pela escola são processados e geram documentos e relatórios que serão utilizados pela secretaria para implementação de políticas públicas educacionais, bem como pelas próprias escolas para várias finalidades, tanto administrativa quanto pedagógica.