Saúde

[Vídeo] Pacientes com mobilidade limitada recebem cadeiras de rodas e de banho

Por 7 Segundos Arapiraca 29/11/2017 11h11
[Vídeo] Pacientes com mobilidade limitada recebem cadeiras de rodas e de banho
Equipamentos de locomoção foram entregues no CEMFRA de Arapiraca - Foto: Janio Barbosa/7Segundos

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde do município, realizou na manhã desta quarta-feira (29) a entrega de cadeiras de rodas e outros meios de locomoção para pacientes com deslocamento limitado. A entrega foi feita no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA), no Centro da cidade.

Os contemplados são integrantes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e o 7Segundos acompanhou a entrega do material. Foram disponibilizadas 39 cadeiras de rodas e outras 29 de banho. Os contemplados que não foram buscar no local devem receber em casa o material.

“Muitas vezes as pessoas só conseguem ver o SUS que não funciona, o que não está funcionando, então é importante esse momento para gente mostrar que também tem muita coisa boa”, enfatiza a Secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, que lembrou ainda asvárias instituições que trabalham junto com o SUS para levar próteses, órteses e equipamento de locomoção para pessoas em reabilitação. “Isso é qualidade de vida, isso é SUS, isso é Arapiraca”, relata Fernandes.

A assistente social Andrezza Costa conversou com nossa equipe de reportagem e explicou que as cadeiras são feitas sob medida e o processo de compra foi feito de acordo com os tamanhos e as necessidades especiais de cada paciente, peso, altura e outras especificidades. A medição é feita por profissionais da saúde ou fisioterapeutas dos centros.

O CEMFRA atende a 46 municípios, mas hoje foram contemplados apenas pacientes de Arapiraca. “No próximo dia 03 é o Dia Internacional da Pessoa com deficiência e ainda temos mais equipamentos para entregar até o final do ano, ” informa Costa.