Educação

Cinquenta mil alunos serão avaliados em Matemática e Português nesta quarta (29)

Avaliação servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação.

Por 7 Segundos Arapiraca com Agência Alagoas 29/11/2017 08h08
Cinquenta mil alunos serão avaliados em Matemática e Português nesta quarta (29)
Avaliação servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação - Foto: Agência Alagoas

Cinquenta mil estudantes da rede pública estadual terão suas habilidades em Língua Portuguesa e Matemática testadas nesta quarta-feira (29), durante a aplicação da Avaliação de Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (Areal). A avaliação será aplicada com alunos do 7º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio.

A avaliação de larga escala acontece nos três horários e servirá de subsídio para o planejamento de políticas públicas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Além da prova serão entregues questionários socioeducacionais, que serão respondidos pelos gestores e professores das disciplinas”, complementa o supervisor de Estatísticas e Avaliação da Seduc, Ademir Oliveira.

Preparativos

Em todo o Estado, as escolas promoveram preparativos para os alunos que se submeterão à prova. Foi o caso da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca, onde 680 estudantes participaram de um aulão preparatório no Planetário de Arapiraca nesta terça-feira (28). Na ocasião, alunos revisaram conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

Na 5ª Gerencia Regional de Educação (Gere), pouco mais de sete mil estudantes de 28 escolas espalhadas em dez municípios farão a prova. "Desde abril, quando tivemos as projeções das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estamos fortalecendo os trabalhos de acompanhamento pedagógico junto às escolas. Tivemos a Prova Brasil em outubro e, agora a Areal", conta o técnico do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da 5a Gere, Eraldo Melo.

Na Escola Quintella Cavalcanti, 21 turmas de 1ª série farão as provas. A estudante Laiza Raiane dos Santos é uma das que fará a avaliação. "Gostei muito do aulão; aprendi muita coisa", diz a garota.

Ao todo, seis professores - quatro de Língua Portuguesa e dois de Matemática - participaram do aulão nos três horários. Na ocasião, os alunos ainda tiveram um momento de relaxamento para a prova e uma intérprete de Libras traduzindo o aulão para duas alunas surdas.

"Estamos trabalhando desde o início do ano a partir dos descritores. Tivemos aulões aos sábados, com oficinas de leitura e também aulões de Matemática", conta a articuladora de ensino do Quintella Cavalcanti, Adriana Paulino.