Política

[Vídeo] Vereador diz que trabalho executado pelo Detran é pífio

Por 7 Segundos Arapiraca 29/11/2017 07h07
[Vídeo] Vereador diz que trabalho executado pelo Detran é pífio
Vereador Dr. Fábio - Foto: Assessoria/CMA

Na noite dessa terça-feira (28) os vereadores de Arapiraca - município no Agreste de Alagoas - colocaram em pauta vários temas, considerados por eles essenciais ao desenvolvimento do município. O vereador Dr. Fábio (PR), por exemplo, usou a tribuna para expressar seu repúdio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Trânsito de Alagoas (DETRAN/AL). Dr. Fabio chegou a parabenizar as operações da Lei Seca realizadas na cidade e na zona rural. Porém, quanto às expedições de carteiras de habilitação, Fabio disse que o trabalho é a expressão de uma administração pífia.

Durante a sessão ordinária, mutirões de limpeza, reposições de lâmpadas, pavimentação asfáltica e redutores de velocidade foram solicitados e postos em discussão na Câmara de Vereadores Herbene Melo.

Um requerimento do Pastor Marcos Caetano (PTC) recebeu, especialmente, elogios por parte de seus pares. Ele solicita ao prefeito Rogério Teófilo, junto à Secretaria de Educação e Esporte, a inclusão na grade curricular de ensino básico do município da introdução básica à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Segundo o vereador, a importância da inclusão social aos grupos de surdos-mudos não é uma favor social, mas sinônimo de respeito às minorias.

Antes do término da sessão, a presidente do Legislativo, vereadora Graça Lisboa (PDT), pediu a atenção da imprensa e demais presentes para o resultado de uma avaliação feita pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL), através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (NUDEPAT), coordenado pelo promotor de justiça José Carlos Castro.

Segundo Lisboa, a pesquisa comprovou que as instituições ainda precisam avançar muito para cumprir o que diz a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, Arapiraca foi a cidade que obteve a melhor nota, com 62 pontos. Foram analisadas a transparência ativa, mediante avaliação da receita, despesa e da disponibilização de relatórios na internet e a transparência passiva, feita por meio do serviço de informação ao cidadão (SIC), do serviço eletrônico de informações ao cidadão (e-SIC) e pela divulgação da estrutura e forma de contato.

Confira o vídeo produzido pelo 7 Segundos: