Política

Vereadores cobram convocação de eleição para presidente da Mesa Diretora

Regimento Interno prevê que "Batata" pode ser destituído da mesa diretora se for considerado omisso no desempenho de suas atribuições.

Por 7 Segundos Arapiraca 29/11/2017 16h04
Vereadores cobram convocação de eleição para presidente da Mesa Diretora
Vereadores cobram convocação de eleição para presidente da Mesa Diretora da Câmara. - Foto: Joseilton Farias

Vereadores do município de Jacaré dos Homens, no Sertão de Alagoas, procuraram a redação do 7 Segundos, nesta quarta-feira (29), inconformados com a postura do vice-presidente da mesa diretora, Antônio Andrade, mais conhecido como Batata, que assumiu interinamente a presidência, no mês de março deste ano, após o acidente automobilístico sofrido pelo ex-vereador e presidente da Câmara na época, Pedro Madeiro, e não cumpre o que manda o regimento: convocar eleição para presidência, que está vaga desde fevereiro. 

De acordo com o advogado dos vereadores Pedro Medeiros Filho (PMDB), José Oscar (PSDB), Benedito Vieira (PP), Maria do Socorro (PSD) e Leandro (PSB), o acidente de Pedro Madeiro foi no dia 18 de fevereiro e alguns dias depois, mais especificamente no dia 08 de março, sem a ampla defesa e contraditório - principio previsto na Constituição Federal - o suplente José Reinaldo, vulgo Bié, assumiu.

Passado isso, agora os parlamentares lidam com uma outra situação, que até se contradiz com a de quando o suplente assumiu. De acordo com o advogado Marcel Melo, o presidente interino se recusa a realizar uma nova eleição para presidente da mesa diretora, como manda o artigo 27 do regimento interno, alegando que antes da eleição a defesa deve ser apresentada.

A atitude de “Batata”, no dia 22 de novembro, quando era para ter acontecido a votação, é considerada pelo advogado uma manobra protelatória. Questionado sobre o que seria isso, Marcel explicou que é uma ação que visa atrasar o andamento de algum processo.

Para evitar que tal postura se repita nesta quarta-feira (29), os cinco vereadores mencionados no início desta matéria protocolaram um documento onde solicitam que o presidente interino convoque as eleições, a fim de que “a mesa diretora se complete e atenda ao disposto no artigo 27 do regimento interno” da Câmara de Jacaré, visto que o direito de apresentar defesa do presidente licenciado já foi “cerceado por esta Casa”, quando foi dado posse ao suplente de Pedro Madeiro no dia 08 de março.

O documento ainda indica que, caso tal votação não ocorra, o presidente interino pode ser destituído da mesa diretora, sendo considerado omisso no desempenho de suas atribuições regimentais e exorbitar das atribuições a ele conferidas pelo regimento.

Onde está Pedro?

Em junho, o diretor do Hospital do Açúcar, em Maceió, onde a vítima passou um bom tempo internada, emitiu um laudo médico e Pedro Madeiro passou a contar com os serviços de home care (internação domiciliar), depois de sua irmã, a advogada Lavínia Madeiro, ingressar com um processo solicitando que o Estado assumisse as despesas. Além disso, desde março que o parlamentear conta com o auxílio doença da câmara. Tal direito cessa em 31/12/2017, podendo ainda ser prorrogado.

O vereador, filiado ao PR, estava em seu terceiro mandato, o qual foi interrompido por um acidente de moto sofrido por ele na cidade de Batalha, no Sertão de Alagoas. A vítima conduzia uma moto Honda Pop 100, na zona rural de Batalha, no sábado (18) à noite, quando perdeu o controle do veículo. Ele só foi encontrado na manhã do domingo (19) por populares, ainda desacordado.

O que diz “Batata”

Em contato com o presidente interino, ele informou ao 7 Segundos não poder falar por estar, no momento da ligação, no enterro de um parente.