Polícia

Policial Civil deixa de investigar para cuidar de presos, afirma presidente do Sindpol

Para ele, os policiais têm realizado as funções dos agentes penitenciários.

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 28/11/2017 10h10
Policial Civil deixa de investigar para cuidar de presos, afirma presidente do Sindpol
Reunião entre o Sindpol e o secretário de Ressocialização e Inclusão Social aconteceu nessa segunda (27) em Maceió. - Foto: Assessoria

O número de presos em delegacias é algo que incomoda policiais civis de Alagoas e foi tema de uma reunião que aconteceu nessa segunda-feira (27) entre a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) e o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio de Freitas, no prédio sede da secretaria, em Maceió. 

De acordo com o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, hoje os policiais “tomam conta dos presos”. Ele disse que os profissionais deixam de investigar e dar andamentos aos inquéritos, para fazer o serviço dos agentes penitenciários.

“Cuidamos de alimentação, revista, contato com familiares, levamos para consultas médicas, para audiências judiciais", enumerou. Ricardo Nazário destacou que tal fato, somado à defasagem no efetivo da Polícia Civil, tem comprometido a realização da atividade-fim dos policiais, que é a investigação. “Não dá mais”, afirmou.

Mas, ao 7 Segundos, o presidente disse, animado, que essa realidade vai mudar: as delegacias regionais serão transformadas em Casas de Custódias e ficarão sob a responsabilidade do sistema prisional. “Não é atribuição da Polícia Judiciária a custódia de preso, então é uma grande vitória para a categoria, que luta por isso há mais de duas décadas”, ressaltou. 

“A expectativa agora é que zere o número de presos nas delegacias”, completou o presidente.