Agricultura

Prazo para quitação de débitos de lotes de irrigação em AL termina nesta quarta (29)

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 27/11/2017 09h09
Prazo para quitação de débitos de lotes de irrigação em AL termina nesta quarta (29)
Prazo para quitação de débitos de lotes de irrigação em Alagoas termina nesta quarta (29) - Foto: Assessoria

Na próxima quarta-feira (29) encerra-se o prazo para que agricultores irrigantes dos projetos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas façam a adesão à campanha de liquidação de débitos referentes à tarifa d'água (K1) e à titularidade de lotes com desconto de até 85%.

O chefe do Setor de Cobranças da Codevasf em Alagoas, George Souza, faz um chamamento aos agricultores irrigantes que possuem débitos com a Companhia para que procurem a sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Penedo (AL), o mais rapidamente possível, no máximo até quarta-feira (29).

"Estaremos aqui à disposição dos irrigantes para que possamos liquidar esses débitos. Porém, alerto aos agricultores que não deixem para a última hora, pois poderá não ser possível atender a todos", ressalta George Souza. De acordo com dados do Setor de Cobranças da Codevasf em Alagoas, o passivo em dívidas a ser negociado era de cerca de R$ 4 milhões no início da campanha, em março deste ano.

Quem perder os prazos estará sujeito às sanções previstas na legislação. Entre elas estão a previsão de cobrança judicial, inscrição do agricultor no Cadin (cadastro de inadimplentes com o Governo Federal) – o que o impede de obter crédito em órgãos financeiros oficiais –, suspensão do fornecimento de água e retomada do lote de irrigação.

O agricultor Fabrício Domingos foi um dos que aproveitaram a campanha de liquidação de débitos para regularizar seu lote de irrigação. Morador do povoado Tapera, em Igreja Nova (AL), ele e a família possuem um lote no Projeto de Irrigação Boacica, onde cultivam arroz. Para ele, essa é uma grande oportunidade, que não pode ser desperdiçada. "Essa oportunidade foi uma benção para nós agricultores para que pudéssemos quitar todos os nossos débitos com esse desconto. É uma oportunidade muito boa mesmo", afirmou o agricultor enquanto esperava atendimento pelo Setor de Cobranças da Codevasf em Alagoas.
Como quitar

Para pagar com desconto os débitos da tarifa K1 e com titularidade de lotes nos projetos de irrigação da Codevasf em Alagoas, o agricultor deve comparecer ao Setor de Cobranças da Companhia, em sua sede em Penedo, e preencher o formulário "Pedido de Liquidação", munido dos seguintes documentos: identidade (original e cópia) do titular do lote ou de seu representante legal; CPF (original e cópia) do titular do lote ou de seu representante legal; comprovante de endereço; cópia da Escritura Pública de Compra e Venda ou de documento válido que comprove a titularidade do lote.

No caso de representante legal, o agricultor deve levar original ou cópia autenticada da Procuração Pública registrada em cartório. Em caso de titulares falecidos, o agricultor deve apresentar documento emitido em cartório nomeando o representante legal do espólio (inventariante); e, finalmente, deve levar informações quanto à existência ou inexistência de ação judicial que envolva o titular do lote e a Codevasf.

Para mais informações e orientações sobre como aderir à liquidação de dívidas de titulação de lote e tarifa de água (K1), os agricultores devem entrar em contato com o Setor de Cobranças da Codevasf em Penedo pelo telefone (82) 3551-9453.